O sucesso do tratamento da asma e de outras doenças...
Imagem de fundo

O sucesso do tratamento da asma e de outras doenças...

O sucesso do tratamento da asma e de outras doenças obstrutivas na infância depende da entrega efetiva do fármaco aos pulmões. A escolha do dispositivo inalatório (DI) deve ser individualizada, considerando a idade do paciente, a coordenação motora e o fluxo inspiratório.


Assinale a alternativa correta sobre o uso de dispositivos na pediatria, segundo as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e do Ministério da Saúde (MS).


A

Para crianças com idade inferior a 4 ou 6 anos, o uso do inalador dosimetrado acoplado ao espaçador valvulado com máscara facial é a técnica preferencial.


B

Os inaladores de pó seco são os dispositivos de primeira escolha para lactentes e pré-escolares, uma vez que não exigem coordenação entre o disparo e a inspiração, dependendo exclusivamente do volume residual do paciente para a entrega do fármaco.


C

O uso de nebulizadores de jato é superior ao uso do inalador dosimetrado com espaçador valvulado no manejo de crises de asma moderada na emergência, pois a nebulização contínua garante uma maior penetração do medicamento nas pequenas vias aéreas.


D

Em crianças maiores de 6 anos, que utilizam o inalador dosimetrado com bocal, a técnica de “jato aberto” é atualmente a mais recomendada por dispensar o uso de espaçadores e facilitar a adesão.


E

O uso de máscaras faciais é preferível ao uso de bocais em crianças maiores de 5 anos e adolescentes, pois a respiração nasal filtra impurezas e aumenta a biodisponibilidade pulmonar dos corticosteroides inalatórios.