

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
As arboviroses configuram-se como um grande problema de saúde pública global, destacando-se entre as principais categorias de Doenças Tropicais Negligenciadas (DTN). Considere a seguinte imagem:

Em relação a seu manejo na emergência, seguindo o Guia Prático de Arboviroses Urbanas – Atenção Primária à Saúde de 2024, assinale a alternativa correta.
São sinais de alarme da dengue: vômitos persistentes; acúmulo de líquidos em cavidades; hipotensão postural e diminuição progressiva do hematócrito.
Orienta-se pedir o antígeno NS1 até 5º dia do início dos sintomas de dengue, a sorologia IgM a partir do 6º dia de início dos sintomas da dengue e a sorologia IgM a partir do 6º dia para Chikungunya.
Na Chikungunya, a artralgia é poliarticular, simétrica, em grande e pequenas articulações, podendo ter edema, cuja droga de escolha na fase aguda é o AINE ou prednisona.
A imagem representa a prova do laço, teste fácil de ser feito na UBS/UPA. Ele deve ser feito em todas as pessoas com suspeita de dengue que não têm sangramento espontâneo e, se negativo, exclui a dengue.
Na gestante diabética com suspeita de dengue, sem sinais de alarme, a hidratação deve ser endovenosa, em leito de observação, sem obrigação de exames. O retorno é diário e a hidratação oral deve ser feita por até 24-48h após o primeiro dia sem febre, sendo opcional a notificação.