Imagem de fundo

Uma mulher de 35 anos, sem comorbidades conhecidas...

Uma mulher de 35 anos, sem comorbidades conhecidas, desenvolve quadro súbito de dispneia, urticária difusa, edema de lábios e hipotensão logo após uso de medicamento em uma Unidade de Saúde da Família. Ao exame, apresenta sinais de comprometimento respiratório e instabilidade hemodinâmica. Considerando o manejo da anafilaxia na Atenção Primária à Saúde, a conduta imediata adequada é:


A

Administrar adrenalina intramuscular imediatamente, associada a suporte clínico e acionamento de serviço de urgência.


B

Iniciar anti-histamínicos como primeira medida, deixando a adrenalina para casos refratários.


C

Administrar corticoide intravenoso como tratamento inicial exclusivo.


D

Aguardar estabilização espontânea antes de iniciar qualquer intervenção.


E

Encaminhar o paciente sem realizar intervenções iniciais na unidade.