Imagem de fundo

Um homem de 60 anos, diabético em uso de insulina, é levado...

Um homem de 60 anos, diabético em uso de insulina, é levado à Unidade de Saúde da Família com sudorese, tremores, confusão mental e glicemia capilar de 48 mg/dL. Encontra-se consciente, porém desorientado e com dificuldade para ingerir alimentos. Considerando o manejo da hipoglicemia na Atenção Primária à Saúde, é correto afirmar que a conduta adequada é:


A

Aguardar normalização espontânea da glicemia, sem intervenção imediata.


B

Administrar insulina para corrigir o desequilíbrio metabólico.


C

Administrar glicose de rápida absorção por via oral se possível, ou glicose intravenosa na impossibilidade, com monitoramento clínico e glicêmico.


D

Orientar a ingestão de alimentos apenas após melhora completa dos sintomas, sem necessidade de glicose imediata.


E

Encaminhar o paciente sem iniciar qualquer medida terapêutica na unidade.