Imagem de fundo

Homem de 24 anos, com diabetes mellitus tipo 1 em uso...

Homem de 24 anos, com diabetes mellitus tipo 1 em uso irregular de insulina, apresenta vômitos, hálito cetônico, dor abdominal, desidratação e respiração de Kussmaul. Glicemia 478 mg/dL, pH 7,18 e bicarbonato 9 mEq/L.

Assinale a alternativa que indica corretamente a conduta inicial prioritária.


A

Iniciar insulinoterapia subcutânea imediata para reduzir glicemia e reverter rapidamente o estado metabólico da cetoacidose.


B

Administrar bicarbonato de sódio para correção da acidose metabólica, considerando os valores laboratoriais iniciais.


C

Iniciar reposição volêmica com solução isotônica intravenosa para corrigir desidratação, restaurar perfusão e reduzir a hiperglicemia inicial.


D

Realizar reposição de potássio desde o início do tratamento, independentemente dos níveis séricos ao diagnóstico.


E

Iniciar infusão de solução glicosada nas primeiras horas para prevenir hipoglicemia e estabilizar o quadro metabólico.