

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Mulher de 35 anos com asma utiliza budesonida formoterol em baixa dose como manutenção e alívio, correspondente ao esquema MART do degrau 3. Nas últimas oito semanas, apresenta despertares noturnos três vezes por semana, necessidade diária de doses de alívio e uma exacerbação tratada com corticoide sistêmico. O diagnóstico está confirmado, e técnica inalatória, adesão, exposições e comorbidades foram revisadas e corrigidas.
A melhor intensificação do tratamento é
manter o MART no degrau 3 e acrescentar tiotrópio, pois LAMA deve preceder qualquer aumento da dose do corticosteroide inalatório.
substituir MART por ICS-LABA em dose média como manutenção e SABA como alívio, pois a necessidade diária de alívio contraindica o emprego de formoterol conforme necessidade.
elevar diretamente para o degrau 5 e iniciar avaliação para terapia biológica, pois uma exacerbação com necessidade de corticosteroide sistêmico define asma grave.
acrescentar antagonista do receptor de leucotrieno ao MART em baixa dose, mantendo inalterada a dose de budesonida-formoterol, por ser a estratégia preferencial no degrau 4.
intensificar para MART no degrau 4, aumentando a dose de manutenção de ICS-formoterol e mantendo ICS-formoterol conforme necessidade, com posterior reavaliação do controle.