

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Homem de 57 anos com diabetes tipo 2 em uso de empagliflozina é internado após jejum prolongado por cirurgia. Apresenta náuseas, dor abdominal e taquipneia. Glicose 184 mg/dL, pH 7,22, bicarbonato 11 mEq/L, ânion gap 24 mEq/L, beta hidroxibutirato 5,8 mmol/L e potássio 5,6 mEq/L.
A conduta mais apropriada é
descartar cetoacidose porque a glicose é inferior a 250 mg/dL.
administrar bicarbonato até normalização do pH em todos os casos.
suspender a empagliflozina, iniciar fluidos, insulina intravenosa com glicose precoce e monitorar eletrólitos.
reiniciar empagliflozina durante a infusão de insulina para aumentar glicosúria como medida exclusiva.
manter empagliflozina, iniciar apenas solução salina e aguardar queda espontânea das cetonas como medida exclusiva.