

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Um paciente de 58 anos, procura a equipe da Estratégia Saúde da Família que o acompanhava devido a síndrome dispéptica e gastrite confirmada por endoscopia.
Não vinha frequentando a unidade por falta de tempo. Comparece agora, queixando-se de dor epigástrica de forte intensidade iniciada há cerca de 40 minutos, acompanhada de sudorese e náuseas. Um ECG é realizado, sem evidenciar quadro agudo.
A conduta imediata e prioritária a ser tomada pela equipe de saúde da unidade é
encaminhar o paciente via transporte próprio da família para o hospital de pronto-socorro mais próximo, fornecendo uma cópia do ECG.
administrar omeprazol e antiácidos orais para descartar a hipótese de gastrite aguda, aguardando a resposta do paciente antes de outra intervenção.
orientar o paciente a repousar e manter jejum, prescrevendo analgésicos opioides para controle da dor até que os sintomas desapareçam espontaneamente.
solicitar a realização de exames laboratoriais de marcadores de necrose miocárdica e aguardar os resultados na unidade para decidir sobre a necessidade de transferência.
estabilizar o paciente de acordo com protocolo e acionar de imediato serviço de regulação para transferência a um serviço de referência com capacidade de reperfusão coronariana.