Imagem de fundo

Um indivíduo com consumo nocivo de substâncias psicoativas...

Um indivíduo com consumo nocivo de substâncias psicoativas é trazido à consulta na Unidade Básica de Saúde, por pressão da família. Durante a entrevista inicial, ele afirma o seguinte: "Não percebo por que razão toda a gente faz tanto drama. Eu consumo apenas quando preciso relaxar e controlo bem a situação. Os problemas no trabalho e na família não têm nada a ver com isto."

Assinale a conduta profissional mais adequada para a abordagem neste momento, visando a mudança do comportamento nocivo.


A

A ação profissional deve focar-se na exploração da ambivalência e na descoberta dos motivos internos para a mudança.


B

A ação profissional deve focar-se no fortalecimento da autoeficácia e no planeamento de estratégias de prevenção de futuras recaídas.


C

A ação profissional deve focar-se na elevação da consciência sobre os riscos e na identificação de dúvidas e preocupações, evitando confrontações diretas.


D

A ação profissional deve focar-se, desde já, no apoio ao desenvolvimento de um plano de ação estruturado e no treino de estratégias de recusa da substância.


E

A ação profissional deve focar-se no estabelecimento de uma data para a cessação do uso e na identificação de familiares e amigos como fontes potenciais de apoio social.