Medicina Especialidade Acunpuntura

Uma paciente de 38 anos de idade, dona de casa, portadora de esclerose múltipla, foi encaminhada à unidade de acupunturiatria do hospital pela unidade de neurologia, com a solicitação de que se tratasse a insônia persistente dessa paciente, que não respondeu adequadamente ao tratamento farmacológico instituído. A paciente queixa-se de que, há cerca de dois anos, vem apresentando dificuldade em iniciar o sono, além de despertares frequentes e excesso de sonhos agitados e tumultuosos. Além disso, relata que progressivamente vem-se sentindo fadigada, com sensação geral de fraqueza; reclama que a memória está ficando fraca. No interrogatório dirigido, explicou ter frequentes sensações de palpitação, transpiração fácil aos pequenos esforços e fezes em geral de consistência amolecida. Ao exame físico, apresentava-se com a tez discretamente empalidecida e com diminuição do lustro, anictérica, afebril; ausculta cardiorrespiratória sem alterações; abdome distendido, timpânico, vísceras impalpáveis; membros inferiores sem edemas; língua ligeiramente pálida com revestimento branco e fino; pulso radial tipo fraco. Com base nesse quadro clínico e do ponto de vista do discurso figurativo da medicina tradicional chinesa, assinale a alternativa correta.

  • A.

    Esse quadro clínico é classificado como deficiência de Xin e Pi, e as zonas neurorreativas de acupuntura classicamente indicadas para seu tratamento são B 20, B 15, C 7 e BP 6.

  • B.

    Esse quadro clínico é classificado como deficiência de Pi e Wei, e as zonas neurorreativas de acupuntura classicamente indicadas para seu tratamento são B 20, Ren 12 (VC 12), E 25 e E 36.

  • C.

    Esse quadro clínico é classificado como Gan Qi atacando Pi, e as zonas neurorreativas de acupuntura classicamente indicadas para seu tratamento são PC 6, Ren 12 (VC 12), BP 6, E 36 e F 3.

  • D.

    Esse quadro clínico é classificado como Calor Umidade em Xin e Da Chang, e as zonas neurorreativas de acupuntura classicamente indicadas para seu tratamento são B 15, PC 6, E 25, BP 9 e IG 4.

  • E.

    Nesse quadro clínico, a insônia deve-se à ascensão de mucosidade-calor para Xin, e a distensão abdominal e as fezes amolecidas devem-se à disfunção de Pi.