Imagem de fundo

Uma paciente de 38 anos de idade, dona de casa, portadora de esclerose múltipla, foi en...

Uma paciente de 38 anos de idade, dona de casa, portadora de esclerose múltipla, foi encaminhada à unidade de acupunturiatria do hospital pela unidade de neurologia, com a solicitação de que se tratasse a insônia persistente dessa paciente, que não respondeu adequadamente ao tratamento farmacológico instituído. A paciente queixa-se de que, há cerca de dois anos, vem apresentando dificuldade em iniciar o sono, além de despertares frequentes e excesso de sonhos agitados e tumultuosos. Além disso, relata que progressivamente vem-se sentindo fadigada, com sensação geral de fraqueza; reclama que a memória está ficando fraca. No interrogatório dirigido, explicou ter frequentes sensações de palpitação, transpiração fácil aos pequenos esforços e fezes em geral de consistência amolecida. Ao exame físico, apresentava-se com a tez discretamente empalidecida e com diminuição do lustro, anictérica, afebril; ausculta cardiorrespiratória sem alterações; abdome distendido, timpânico, vísceras impalpáveis; membros inferiores sem edemas; língua ligeiramente pálida com revestimento branco e fino; pulso radial tipo fraco. Com base nesse quadro clínico e do ponto de vista do discurso figurativo da medicina tradicional chinesa, assinale a alternativa correta.

A

Esse quadro clínico é classificado como deficiência de Xin e Pi, e as zonas neurorreativas de acupuntura classicamente indicadas para seu tratamento são B 20, B 15, C 7 e BP 6.

B

Esse quadro clínico é classificado como deficiência de Pi e Wei, e as zonas neurorreativas de acupuntura classicamente indicadas para seu tratamento são B 20, Ren 12 (VC 12), E 25 e E 36.

C

Esse quadro clínico é classificado como Gan Qi atacando Pi, e as zonas neurorreativas de acupuntura classicamente indicadas para seu tratamento são PC 6, Ren 12 (VC 12), BP 6, E 36 e F 3.

D

Esse quadro clínico é classificado como Calor Umidade em Xin e Da Chang, e as zonas neurorreativas de acupuntura classicamente indicadas para seu tratamento são B 15, PC 6, E 25, BP 9 e IG 4.

E

Nesse quadro clínico, a insônia deve-se à ascensão de mucosidade-calor para Xin, e a distensão abdominal e as fezes amolecidas devem-se à disfunção de Pi.