

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Zona de preservação parcial é um termo utilizado somente em lesões completas e se refere aos dermátomos e miótomos caudais no nível neurológico que permanecem parcialmente inervados.
A injeção de solução anestésica é mais eficaz que o agulhamento seco para inativação de pontos gatilhos na disfunção miofascial.
Ao avaliar um paciente tetraplégico com nível C5, o que poderia ser considerada, respectivamente, uma alteração de estrutura, de atividade e de participação de acordo com a CIF (Classificação Internacional de Funcionalidade)?
Acidente vascular encefálico, hemiplegia, uso de adaptações para AVDs.
Mielite transversa, dor neuropática, bexiga neurogênica.
Hérnia de disco cervical, hemiplegia, dor neuropática.
Lesão medular traumática, alteração da marcha, adaptação para o transporte.
Das políticas afirmativas do Governo Federal descritas abaixo, qual NÃO se destina à pessoa com deficiência?
Tem direito a receber uma cadeira de rodas através do Sistema Único de Saúde (SUS)
atleta com fratura transtrocanteriana de fêmur.
adulto em pós-operatório de cirurgia abdominal.
Qual das seguintes afirmações é verdadeira em relação à dor de deaferentação?
Cerca de 50% dos casos se inicia após um ano da lesão original.
A aferência sensitiva do reflexo de estiramento fásico (reflexo tendinoso profundo) é carreada pela fibra
Um paciente com hemiparesia direita e disartria tem a sensibilidade e as funções da linguagem intactas.
O local mais provável da lesão é a(o)
Na lesão da raiz nervosa de L4, encontramos fraqueza motora
do músculo tibial anterior, arreflexia patelar e déficit de sensibilidade na face lateral da perna.
do músculo tibial anterior, arreflexia patelar e déficit de sensibilidade no quarto pododáctilo
do músculo tibial anterior, arreflexia patelar e déficit de sensibilidade na face medial da perna
dos músculos fibulares, arreflexia do aquileu e déficit de sensibilidade na face medial da perna.
dos músculos fibulares, arreflexia do aquileu e déficit de sensibilidade na face medial da perna e da coxa.
A cadeira de roda indicada para paciente tetraplégico com lesão medular completa acíma do nível C8 deve ter espal dar alto, com apoio para a cabeça e encosto reclinável até 30 graus, para permitir a
respiração pelo diafragma.
inspiração pelos músculos intercostais externos.
inspiração pelos músculos intercostais internos.
inspiração pelos músculos elevadores da costela.
expiração pelos músculos abdominais.
Quanto à fibromialgia, é correto afirmar:
caracteriza-se pela presença de dor generalizada por mais de três meses de duração e a presença de 11 a 18 pontos dolorosos pré- determinados àpressão inferior a 4 k por cm2
caracteriza-se pela presença de ponto gatilho em várias regiões do corpo e estes variam de paciente a outro.
caracteriza-se por cefaleia generalizada associada a perda de memória, atrofia muscular, fadiga e distúrbio do sono.
a principal abordagem reabilitacional é a ímobilização e o relaxamento muscular.
os opiáceos e os anticonvulsivantes de última geração são a melhor opção terapêutica.
A indutotermia é
onda curta com cabo de borracha vulcanizada, isolado e passível de enrolar-se na forma desejável.
onda curta com eletrodos de placa retangular vulcanizada
onda curta com eletrodos especiais, tipo vaginal ou auricular.
onda curta com eletrodo de disco de vidro.
forma variante de ultrassom aplicado pela técnica subaquática.
Em uma lesão no sistema nervoso periférico, a solicitação de eletromiografia está mais indicada no período de:
21 dias após a lesão.
0 a 1 dia após a lesão.
2 a 5 dias após a lesão.
5 a 10 dias após a lesão.
10 a 15 dias após a lesão.
Sobre as amputações parciais do pé, é correto afirmar
por preservarem o comprimento do membro amputado, não ocasionam graves disfunções da marcha e dispensam o uso de prótese
a amputação de Syme é uma exceção neste grupo, pois se indica uma prótese especial
a amputação de Chopart é aquela na qual há a preserva ção do tálus e do calcâneo e que comumente evolui para deformidade em equino por desequilíbrio muscular
são facilmente tratadas com palmilhas, independente mente da etiologia da amputação
devem ser sempre indicadas nos casos de úlceras plan tares de pés insensíveis.
Homem de 60 anos, etilista crônico, diabético. Há dois meses começou a perder força muscular no MID com hipoestesia nos dedos do pé dieito. Na investigação diagnóstica, foi levantada hipótese de neuropatia periférica, sendo solicitado exame de eletroneuromiografia. Você solicitaria:
eletroneuromiografia dos membros inferiores.
eletroneuromiografia do membro inferior direito.
eletroneuromiografia dos quatro membros.
eletroneuromiografia do membro inferior direito, pesquisa de reflexo H e eletromiografia de paravertrebais lombossacrais.
eletroneuromiografia da perna e pé direito.
A prescrição de meio auxiliar que é mais adequada para pacientes idosos, com marcha instável e importante déficit de equilíbrio, é
muletas axilares.
andadores.
órtese curta.
órtese longa com bloqueio de joelho em anel.
muletas canadenses.
A modalidade que não pode ser utilizada na presença de material metálico na área a ser tratada é
ondas curtas.
parafina.
tubilhão.
forno de Bier.
infravermelho.
Com relação aonervo mediano, assinale a alternativa incorreta.
É formado pelas raízes C6, C7, C8 e Tl.
Recebe fibras nervosas dos cordões medial e lateral.
A anastomose de Martin-Gruber ocorre entre o nervo mediano e o ulnar.
O seu ramo interósseo anterior inerva o flexor profundo do segundo e terceiro dedo, flexor curto do polegar e o pronador quadrado.
O ligamento de Struther pode comprimir onervo mediano no segmento do cotovelo.
A vantagem que as muletas axilares têm sobre as muletas "Lofstrand"
maior funcionalidade para subir e descer escadas.
maior funcionalidade para entrar e sair do automóvel.
maior estabilidade e menor exigência de habilidade.
poder descarregar peso nas axilas, evitando carga excessiva sobre as mãos.
poder ser utilizada unilateralmente
Em casos de neuroma de amputação, o uso do turbilhão (hidroterapia) contribui para dessensibilização local.