Questões de Concurso sobre Geriatria

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
3.046 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Paciente de 84 anos, sexo feminino, independente para atividades de vida diária básicas e instrumentais até há 2 meses, quando iniciou quadro de tonturas. Está evitando sair do domicílio com receio de cair e entregou o gerenciamento das finanças à filha mais velha. Nega tontura ao levantar-se ou ao abaixar a cabeça. Todavia, ao virar a cabeça rapidamente para à esquerda, relata sentir que tudo está a sua volta fica girando por alguns segundos até a completa normalização e refere sensação de náuseas enquanto sente a cabeça girar. Relata ter hipertensão arterial sistêmica em uso de hidroclorotiazida e atenolol. Nega sintomas gripais nas últimas duas semanas. Ao exame físico, pressão arterial na posição supina de 136 x 78mmHg e pressão arterial após um minuto na posição ortostática de 132 x 70mmHg. Manobra de Dix-Hallpike com presença de nistagmo após breve latência. Protocolo HINTS ao ser empregado não demonstrou anormalidades.


A esse respeito, é correto afirmar que a conduta inicial mais adequada é


A

prescrever betaistina.


B

prescrever flunarizina.


C

realizar a manobra de Epley.


D

solicitar tomografia computadorizada do crânio.

A Avaliação Geriátrica Ampla (AGA) é uma ferramenta de grande valor na consulta do idoso. Assinale a alternativa CORRETA:


A

A AGA é um processo diagnóstico multidimensional, geralmente interdisciplinar, que determina as deficiências, incapacidades e desvantagens do idoso e permite planejar o cuidado assistencial a médio e longo prazo.


B

A AGA deve ser utilizada somente pelo médico.


C

A AGA não avalia a nutrição do idoso.


D

A AGA é um instrumento de rápida aplicação.

Assinale a alternativa correta quanto às vacinas recomendadas aos idosos.


A

A vacina contra influenza é constituída de vírus atenuados e fragmentados, e está indicada aos idosos portadores de doenças crônicas.


B

A vacina antipneumocócica 13 valente (VPC13) contém 13 sorotipos de pneumococo, induz a respostas imunogênicas piores que a VPP23 e está indicada somente a idosos imunossupremidos.


C

A vacina antipneumocócica 23 valente (VPP23) confere uma proteção superior a 95% contra a infecção pneumocócica invasiva e a resposta é superior em idosos portadores de diabetes mellitus e doença pulmonar obstrutiva crônica.


D

A vacina contra Herpes zoster é formada por vírus vivos atenuados, e é indicada a qualquer idoso que não tenha tido Herpes zoster.


E

A vacina contra hepatite B constitui-se de antígenos de superfície do vírus obtidos por engenharia genética, e está indicada a todos os idosos, independentemente de manterem vida sexual ativa.

Paciente masculino, 90 anos, robusto, apresenta crise de urticária com prurido importante sendo medicado com hidroxizina 25 mg 8/8h.


Após alguns dias inicia quadro com dificuldade de atenção, alteração do ciclo sono-vigília, irritabilidade. Retorna para emergência e é internado para investigação.


Evolui com piora do quadro, flutuação do nível de consciência, agitação vespertina e alucinação.


Assinale a opção que apresenta a hipótese diagnóstica para o quadro.


A

Delirium.


B

Demência com Corpos de Lewy.


C

Doença de Alzheimer.


D

Demência fronto temporal comportamental.


E

Doença cerebrovascular.

Homem de 80 anos procura o seu Geriatra porque quer fazer exame de próstata. Fala que seu amigo, que tem a mesma idade que ele, acabou de falecer de câncer de próstata e ficou muito preocupado com a doença. Ele é saudável independente, dirige veículo, viaja com sua esposa para outros países todos os anos. Tem 2 filhos que são médicos e moram fora do país. Como lidar com essa situação?


A

O rastreio de câncer de próstata oferece pouco benefício para esse idoso. Portanto, não vou solicitar o exame da próstata, porque quem decide se vai solicitar ou não, é somente o médico.


B

Não há benefícios de rastreio para esse idoso, portanto esplicarei para ele os riscos do rastreio e as consequências, caso venha um resultado falso-positivo. A decisão deve ser compartilhada com o paciente.


C

Solicitarei o exame para tranquilizar o paciente e não preciso acrescentar informações.


D

Solicitarei o exame porque haverá grande benefício para esse paciente.

 
Ir para a página:
OK
 
Gerar simulado