Imagem de fundo

Após um acidente de trânsito na rodovia, o condutor do...

Após um acidente de trânsito na rodovia, o condutor do veículo, vítima fatal, foi encaminhado para o IML para exame necroscópico. Durante o exame, não foi possível coletar sangue periférico ou da cavidade cardíaca, devido ao extenso politraumatismo. Sendo assim, foi encaminhado para análise toxicológica o sangue coletado da cavidade tóraco-abdominal, em frasco devidamente identificado e contendo conservante fluoreto de sódio para dosagem de etanol.


Em relação a situação hipotética acima relatada, analise as seguintes afirmativas:


I. Neste caso, o sangue coletado pode se apresentar bastante heterogêneo, sendo ainda muito provável que sofra contaminação por conteúdo gástrico extravasado do estomago.

II. Uma amostra alternativa que poderia ser usada nesta situação é o humor vítreo do cadáver. Nesses casos, a concentração de etanol encontrada na amostra de humor vítreo pode ser correlacionada com a concentração sanguínea.

III. A adequada conservação da amostra com fluoreto de sódio e baixas temperaturas garantirá que seja minimizada a produção de etanol por microrganismos.


É CORRETO o que se afirma em:


A

I e II, apenas.


B

I e III, apenas.


C

I, II e III.


D

II e III, apenas.