Imagem de fundo

Mortes por arma de fogo de mão sobem em meio a queda de homicídios no país Em 2021, na ...

Mortes por arma de fogo de mão sobem em meio a queda de homicídios no país

Em 2021, na contramão da queda de homicídios no país, cresceu 24% o número de assassinatos por revólveres, pistolas e garruchas — oficialmente classificadas como armas de fogo de mão, que se diferenciam das de maior calibre como espingardas ou fuzis, por exemplo. Os dados foram obtidos pela coluna no SIM (Sistema de Informação de Mortalidade), do Ministério da Saúde.

Fonte: https://noticias.uol.com.br/colunas/carlos-madeiro/2022/07/15/mortes-porarma-de-fogo-de-mao-sobem-em-meio-a-queda-de-homicidios-no-pais.htm

Em relação às lesões por instrumentos perfurocontundentes e à balística forense, assinale o que for correto.

A

Nas armas de alma lisa, os projéteis disparados alcançam distâncias maiores por conta da maior estabilidade ao longo de sua trajetória.

B

No tiro à queima-roupa, será possível verificar zonas, como a de tatuagem e chamuscamento, mas não encontraremos as orlas, como a de enxugo e de contusão.

C

O calibre de uma arma de alma lisa, como uma espingarda 12, é calculado dividindo-se uma libra de chumbo maciço pelo número de esferas desse material, sendo que cada esfera terá o diâmetro do cano da arma.

D

Em casos de suicídio com arma de fogo, é comum que encontremos o Sinal de Werkgaertner no crânio da vítima.

E

O orifício de entrada de um disparo efetuado a distância tem diâmetro maior que o próprio projétil.