

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
A osteomielite é qualquer infecção óssea que compromete a cortical, a esponjosa e o canal medular. Trata-se de uma infecção com rápida propagação, podendo comprometer a vida do paciente. A destruição óssea causada pela necrose tende à cronificação se não for tratada. Nesse contexto, analise as proposições a seguir:
I.A osteomielite hematogênica aguda inicia na região metafisária de ossos longos, uma vez que é mais vascularizada por se tratar de uma zona de crescimento. Há circulação capilar término-terminal, em que pequenos êmbolos bacterianos não prosseguem na circulação, ocasionando o foco infeccioso inicial.
II.O sequestro ósseo surge a partir de um descolamento do periósteo, o qual aumenta a pressão intraóssea, resultando em um fragmento ósseo com isquemia e necrose.
III.A transição da fase aguda para acrônica ocorre a partir da formação do osso necrosado por isquemia, fato que demora entre 7 a 10 dias.
É correto o que se afirma em:
II e III, apenas.
I e II, apenas.
I, apenas.
II, apenas.
I e III, apenas.
Paciente do sexo masculino, 35 anos de idade, deu entrada no Serviço de Emergência, após queda de moto, com fraturas múltiplas, traumatismo crâneo encefálico e estado de choque. Ao RX o paciente apresentava fratura da coluna em nível de L2, do fêmur proximal a esquerda, do ilíaco e ramos isquiopubiano a esquerda. Durante a avaliação, a equipe que o atendia suspeitou da presença de uma fratura exposta oculta.
Para confirmar ou negar a hipótese diagnóstica da equipe, faz-se necessário o seguinte exame:
tomografia computadorizada do abdome.
tomografia computadorizada da pelve e tórax.
laparoscopia abdominal.
toque retal.
RX.
Dos critérios classificatórios de espondiloartropatias, de acordo com o ESSG (1991), qual dos sinais/sintomas a seguir não faz parte desses critérios?
Dor em nádegas alternante.
Psoríase cutânea.
Doença inflamatória neuromuscular.
Entesopatia (inserção do tendão de Aquiles ou fáscia plantar).
Entesopatia (inserção do tendão de Aquiles ou fáscia plantar).
A fratura de olecrano com fragmento intermediário determina o tipo:
A.
B.
C.
D.
E.
A classificação de Gustilo e Anderson é utilizada para fraturas expostas. Assinale a alternativa que apresenta a classe e a descrição corretas:
Fraturas do tipo IIIA têm tamanho maior que 10 cm, são contaminadas e a lesão de partes moles é grave, mas permitem cobertura cutânea.
Fraturas do tipo IIIB têm tamanho maior que 10 cm, são contaminadas e a lesão de partes moles é grave, com lesão vascular associada.
Fraturas do tipo IIIB têm tamanho maior que 10 cm, são contaminadas e a lesão de partes moles é grave, mas permitem cobertura cutânea.
Fraturas do tipo II têm tamanho maior que 10 cm, são contaminadas e a lesão de partes moles é grave, mas permitem cobertura cutânea.
Fraturas do tipo IIIA têm tamanho maior que 10 cm, é contaminada e a lesão de partes moles é grave, com lesão vascular associada.