Imagem de fundo

Embora a asma seja uma doença heterogênea com uma variedade de apresentação clínica, há...

Embora a asma seja uma doença heterogênea com uma variedade de apresentação clínica, há vários marcos clínicos que norteiam as bases para o diagnóstico da asma. Assinale a alternativa incorreta.

A

Durante a asma sintomática, há uma queda do volume expiratório forcado no primeiro segundo (VEF1) e do pico expiratório de fluxo (PEF), uma capacidade vital (CVF) normal ou com discreta redução e um aumento dos volumes pulmonares.

B

Os sintomas da asma e a obstrução do fluxo aéreo usualmente respondem com a terapia apropriada, tal como inalação de beta2 agonista e corticosteróide, e a avaliação da resposta ao tratamento ajuda na confirmação diagnóstica

C

Têm-se surgido evidencias de que severidade da asma e controle da asma são conceitos independentes

D

Quando o diagnóstico da asma é duvidoso, estudos de broncoprovocação, tais como o teste de exercício e o teste com metacolina podem ser realizados. O teste de broncoprovocação com metacolina é muito sensível e específico para o diagnóstico da asma.

E

Na asma, a clássica resposta do exercício, induzindo broncoespasmo requer o mínimo de 5 minutos de exercícios vigorosos seguido de um pico de broncoespasmo dentro de 20 minutos, indiferente se o exercício continuou ou não.