Uma paciente com 35 anos, sexo feminino, chega ao serviço com queixas físicas. Avaliada...

Uma paciente com 35 anos, sexo feminino, chega ao serviço com queixas físicas. Avaliada pelos clínicos que "nada encontram" é encaminhada ao psiquiatra, que estabelece sua hipótese diagnóstica. Assinale a alternativa que contém o raciocínio correto:

A

Se houver queixas vagas, com presença de simbolismo dos sintomas e com certa indiferença afetiva ao quadro, pode tratar-se de transtorno de somatização.

B

Se houver queixas do tipo indisposição para o trabalho e outras atividades, presença de dores pelo corpo, inapetência e insônia terminal, pode tratar-se de Transtorno Depressivo.

C

Se houver ferimentos aparentemente auto-infligidos, com desejo de assumir o papel de enfermo e curso crônico, pode tratar-se de transtorno conversivo.

D

Se houver queixas vagas e preocupação recorrente com uma única doença e, embora reassegurada de seu bem estar físico, a paciente peregrina por inúmeros médicos, pode tratar-se de Transtorno do Pânico.

E

Se os sintomas forem de início súbitos com taquicardia, sudorese, sensação de morte eminente, desconforto estomacal, pode tratar-se de Transtorno Factício.