Imagem de fundo

O conhecimento das mudanças que ocorrem no útero e ovários durante a puberdade é fundam...

O conhecimento das mudanças que ocorrem no útero e ovários durante a puberdade é fundamental ao investigar alterações da pelve feminina em crianças e adolescentes. O correto diagnóstico pode ser muito facilitado pelos métodos de imagem, como a ultrassonografia. Em relação a este assunto e à aplicabilidade do exame da imagem, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Os ovários podem ser identificados com a ultrassonografia em todas as idades, sendo que o seu volume aumenta geralmente após os seis anos de idade.

( ) O exame ultrassonográfico nas crianças e adolescentes é rotineiramente realizado por via abdominal usando o líquido da bexiga como uma janela ultrassônica.

( ) O estudo com Doppler colorido permite a identificação rápida dos vasos e de estruturas vasculares anormais. Em adolescentes sexualmente ativas, o exame pode ser complementado com o exame vaginal.

( ) As principais indicações para ultrassonografia pélvica em crianças e adolescentes são a puberdade precoce ou atrasada, dor ou massas pélvicas, genitália ambígua sangramento vaginal em crianças, amenorreia primária e dor ou massas pélvicas.

A

V/ V/ V/ V

B

F/ F/ V/ V

C

F/ V/ V/ F

D

V/ F/ V/ F

E

F/ F/ F/ F