Imagem de fundo

A ultrassonografia desempenha papel importante na detecção do câncer endometrial. Os pr...

A ultrassonografia desempenha papel importante na detecção do câncer endometrial. Os principais achados do carcinoma do endométrio à ultrassonografia são espessamento, irregularidade e heterogeneidade endometrial. Estes aspectos são, entretanto, pouco específicos, podendo ser evidenciados em condições benignas, como pólipos e hiperplasia endometrial. Em relação a este assunto, assinale a alternativa incorreta.

A

O papel do estudo com Doppler na distinção entre doença endometrial benigna e maligna é controverso, embora alguns autores postulem que fluxo sanguíneo de baixa impedância esteja relacionado à doença invasiva.

B

A regularidade da zona de transição entre o endométrio e o miométrio é considerada um sinal ecográfico mais específico de doença invasiva.

C

Embora a presença de pequena quantidade de líquido livre no canal endometrial esteja frequentemente relacionada a condições benignas como estenose cervical, pode ser causada por carcinoma endometrial ou cervical em mulheres na menopausa.

D

As limitações da ultrassonografia incluem a dependência da experiência do operador e de aspectos relacionados à paciente, como obesidade e distensão gasosa intestinal, heterogeneidade miometrial por miomatose e adenomiose e intolerância ao uso do transdutor endovaginal.

E

A histerossonografia é uma técnica pouco invasiva na qual a ultrassonografia pélvica transvaginal é realizada após a cateterização do colo uterino e injeção de solução salina estéril para distender a cavidade endometrial.