Medicina Especialidade Medicina Nuclear Radiologia

O melhor meio de adquirir-se imagens dos rins é com um transdutor de 2 a 5 MHz, dependendo da compleição corporal do paciente e da profundidade do rim. Em relação à técnica da ultrassonográfica de rins, marque V para verdadeiro ou F para falso e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.

( ) Sondas do tipo setorial ou de arranjos curvos são os melhores meios de se adquirir imagens de rins nativos e arranjos lineares ou arranjos curvos são melhores para a aquisição de imagens de transplantes renais.

( ) Os rins nativos podem ser visualizados por várias abordagens. Os polos superiores de cada rim muitas vezes são mais bem visualizados com o paciente em decúbito dorsal e usando-se uma abordagem intercostal posterior alta e o fígado ou baço como janela.

( ) A incapacidade de ir-se alto o bastante e posteriormente o suficiente é a razão mais comum para a visualização inadequada do polo inferior, em especial à direita.

( ) O melhor meio de visualizar os polos superiores é usando-se uma abordagem subcostal, geralmente durante uma inspiração profunda.

  • A.

    F/ F/ V/ V

  • B.

    V/ F/ V/ F

  • C.

    V/ V/ F/ F

  • D.

    F/ F/ F/ V

  • E.

    V/ V/ V/ F