A dor no ombro é uma das queixas musculoesqueléticas mais comuns em pessoas acima dos 40 anos de idade. Na população jovem, as lesões esportivas são fonte frequente de dor. A respeito disso, NÃO se pode afirmar que:
Deve-se ter cautela na administração de infiltrações de corticosteroide; as infiltrações devem ser aplicadas no próprio tendão, e não na bainha peritendínea.
A tendinite do manguito rotador, ou síndrome do impacto, é a causa mais comum de dor no ombro. A tendinite (e não a bursite) é a causa primária da dor, mas, em alguns casos, ocorre comprometimento secundário da bursa subacromial.
A tendinite do manguito rotador é uma condição que pode ser aguda ou crônica e estar, ou não, associada a depósitos calcáreos dentro do tendão. O achado principal é a dor no manguito rotador em abdução ativa, especialmente entre 60 e 120 graus, e algumas vezes quando se abaixa o braço. Em casos mais graves, a dor já aparece no início da abdução do braço e se mantem durante todo o arco do movimento.
Na tendinite do manguito rotador, os anti-inflamatórios não hormonais (AINES) costumam ser benéficos, mas o tratamento mais frequente é a infiltração de um corticosteroide de depósito na bursa subacromial, cuja parede é contígua ao manguito rotador.