Acerca do câncer de vulva e de vagina, assinale a alternativa correta.
A neoplasia intraepitelial de vagina, antecede o câncer de vagina e corresponde acerca de 1% de todas as neoplasias do trato genital inferior. O tipo epidermoide é o mais comum e está relacionado ao HPV 16 e 18, e acomete mulheres mais jovens com média de idade 10 anos, menor que as NIC.
A principal via de disseminação é a linfática. A drenagem das lesões encontradas nos pequenos e grandes lábios ocorre principalmente para os linfonodos ipsilaterais; já as lesões do clitóris, drenam para a direita e (ou) esquerda e, menos frequentemente, para linfonodos profundos.
Em pacientes com carcinoma microinvasor (IA), recomenda-se, a vulvectomia simples ou, dependendo do caso, a excisão do tumor com margem de segurança de 1 cm e linfadenectomia ipsilateral.
O tratamento de escolha para o câncer primário de vagina é a excisão cirúrgica.
A neoplasia intraepitelial vulvar do tipo diferenciada, induzida pelo HPV 16 e 18, geralmente mostra morfologia queratinizante em um fundo de líquen escleroso.