Imagem de fundo

Neonato, 10 dias de vida, peso 3 Kg, a termo, adequado para...

Neonato, 10 dias de vida, peso 3 Kg, a termo, adequado para idade gestacional, em aleitamento materno exclusivo, hemoestável, sem sangramento ativo, será submetido à anestesia inalatória para redução e limpeza cirúrgica de fratura exposta de rádio esquerdo, após queda do colo da mãe. Ao checar os exames laboratoriais, coletados na urgência, o anestesiologista nota um nível de hemoglobina sérica de 9.5 g/dL, com demais parâmetros do hemograma dentro da normalidade. Sobre a anemia em questão, assinale a alternativa correta.


A

Trata-se de uma provável anemia fisiológica, ocorrendo a substituição da hemoglobina fetal pela hemoglobina adulta normalmente até o final do primeiro mês de vida.


B

Trata-se de provável anemia fisiológica, a qual é contrabalanceada pela menor afinidade da hemoglobina pelo Oxigênio, liberando o mesmo de forma facilitada aos tecidos.


C

Trata-se de provável anemia megaloblástica, haja visto a imaturidade do sistema medular bem como deficiência fisiológica de fator intrínseco.


D

Trata-se de provável anemia fisiológica, com redução da P50 em comparação aos níveis da P50 do adulto, desviando a curva de dissociação da oxi-hemoglobina para a esquerda.


E

Trata-se de possível anemia ferropriva, haja visto os pouco dias de vida, sendo válido orientar, após a resolução cirúrgica, a reposição de ácido fólico e ferro oral.