

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Acerca do tratamento cirúrgico realizado na urgência/emergência para hemorragias digestivas por hipertensão portal, assinale a alternativa correta.
A cirurgia de escolha para tratamento na urgência é preferencialmente a cirurgia de Warren, que apresenta bons resultados quando realizada em pacientes cirróticos e esquistossomóticos.
A derivação porto-cava calibrada não é uma escolha na urgência, devido à alta taxa de encefalopatia hepática desenvolvida pelos pacientes no pós-operatório.
Esse tratamento pode ser indicado em casos de hemorragia digestiva alta refratária a tratamento endoscópico e balão esofágico na urgência, quando não há possibilidade de passagem de TIPS (transjugular intrahepatic portosystemic shunt).
A derivação mesentérico-cava não é uma opção se houver trombose da porta.
A desconexão ázigo portal (DAPE) é a cirurgia mais indicada para tratamento na urgência de hemorragia digestiva em paciente sabidamente cirrótico.