

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
A figura abaixo representa o processo de autodepuração de um ambiente hídrico, após a entrada de uma fonte pontual de poluição. A linha pontilhada representa a concentração de O2 e a linha cheia representa a concentração de DBO5.

Considerando o processo de autodepuração desse curso d’água, assinale a afirmativa CORRETA.
A Zona II é a zona onde ocorre o completo consumo de oxigênio, pois toda matéria orgânica que entrou para o sistema foi consumida.
Na Zona III, os microrganismos desempenham ativamente suas funções de decomposição da matéria orgânica, com grande consumo de oxigênio e possibilidade de estabelecimento de condições anaeróbias.
A Zona III é onde ocorre uma completa desordem, o início do processo de decomposição da matéria orgânica, sendo que as bactérias aeróbias ainda estão se adaptando.
Na zona IV é onde as águas foram completamente recuperadas, retornando às condições anteriores, com grande diversidade de espécies.
A zona V é chamada de “Recuperação”, na qual a maior parte do material biodegradável foi consumido, e os níveis de oxigênio estão baixos.