Questões de Concurso sobre Resíduos Sólidos

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
497 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Os policlorobifenis são um grupo de compostos clorados produzidos industrialmente que, apesar de poluentes, continuam sendo permitidos devido às suas propriedades únicas como isoladores elétricos.


C

Certo


E

Errado

Analise os excertos abaixo sobre recolha e transporte de lixo até o local de destino:

Excerto I:O processo de coleta e transporte do lixo urbano inicia-se na coleta dos resíduos domésticos nas casas e vai até a destinação final do resíduo ou envio para transformação em nova materia prima.

Excerto II:O principal ponto de destinação adequada dos resíduos urbanos das cidades são os aterros sanitários.

Sobre os excertos acima, podemos afirmar que:


A

Os excertos I e II estão corretos.


B

Os excertos I e II estão incorretos.


C

Apenas o excerto II está correto.


D

Apenas o excerto I está correto.

São produtos considerados perigosos que nunca devem ir para o lixo, exceto:


A

Lâmpadas fluorescentes – contêm mercúrio, altamente poluente


B

Isopor


C

Cartuchos e toners


D

Pilhas e baterias – também contêm mercúrio


E

Eletrônicos velhos/quebrados – CPUs, monitores, cabos, teclados, estabilizadores, celulares e eletrodomésticos. Podem conter chumbo, bromo, mercúrio e cádmio, metais perigosos.

Os resíduos gerados devem ser minimizados com bom planejamento, e recomenda-se separá-los conforme as categorias: orgânicos, recicláveis e não recicláveis. Com base nessa informação, assinalar a alternativa que corresponde a um resíduo orgânico:


A

Restos de alimentos crus.


B

Papel.


C

Plásticos


D

Vidros.

Todo resíduo sólido gerado causa impactos no meio ambiente. A caracterização dos resíduos sólidos é o processo pelo qual se determina a composição química de um resíduo e suas propriedades físicas. A CORRETA identificação dos resíduos proporciona:


A

Redução da geração de resíduos sólidos.


B

Proteção do trabalhador quanto à exposição ao contato com eventuais resíduos perigosos.


C

Maior durabilidade dos resíduos sólidos gerados.


D

Manutenção de áreas definidas como aterro sanitário.

Com relação aos resíduos sólidos e aos riscos potenciais ao meio ambiente, numerar a 2ª coluna de acordo com a 1ª e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


(1) Resíduos sólidos perigosos.

(2) Resíduos sólidos não perigosos.


( ) Resíduos de serviços de saúde.

( ) Pilhas e baterias.

( ) Restos de alimentos.


A

1 - 1 - 2.


B

1 - 2 - 1.


C

2 - 1 - 2.


D

2 - 2 - 1.

No município de Pombos (PE), a coleta seletiva de resíduos sólidos tem o objetivo de arrecadar dinheiro para a construção de aterros sanitários, sendo, portanto, uma política pública pouco relevante para a proteção do meio ambiente nessa cidade.


C

Certo


E

Errado

A progressiva geração de resíduos sólidos tem causado impactos socioambientais e afetado a saúde das populações. Neste contexto, o instrumento eficaz na construção de valores sociais voltados para a conservação do meio ambiente e manutenção da qualidade de vida da população é a definição de:


A

Educação em Saúde Coletiva.


B

Educação Ambiental.


C

Educação em Saúde.


D

Educação em Combate às Endemias.

Em relação ao uso das resinas plásticas, para a fabricação de garrafas e embalagens para refrigerantes, águas, sucos e outros, é utilizada a resina plástica:


A

PET (Tereftalato de Polietileno).


B

PP (Polipropileno).


C

OS (Poliestireno).


D

EPS (ou expandido).


E

PVC (Policloreto de vinila).

Considerando-se a separação do lixo, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:


Considera-se __________________ materiais que podem ser reciclados, como papel, plástico e metal, e considera-se ________________ os restos de alimento, casca de ovo, casca de frutas e legumes, borra de café, entre outros.


A

lixo orgânico | lixo seco


B

lixo comum | lixo orgânico


C

lixo seco | lixo comum


D

lixo seco | lixo orgânico

Em relação ao tema “gerenciamento de resíduos sólidos: acondicionamento, coleta, transporte, tratamento e destinação final”, é correto afirmar que


A

o aterro controlado é uma forma de disposição final inadequada dos resíduos sólidos, visto que se caracteriza pela disposição de resíduos sobre o solo, sem medidas de proteção ao meio ambiente ou à saúde pública.


B

o aterro sanitário é o local onde são destinados resíduos urbanos provenientes do serviço de coleta municipal (resíduo doméstico), resíduo não perigoso classe I; IIC e IIB.


C

os resíduos perigosos, classe I, são encaminhados para aterros industriais, que possuem formas de disposição final mais específicas devido às características dessa classe de resíduos.


D

os resíduos classe IIB, são solúveis, inflamáveis, sofrem reação física ou química e afetam negativamente outras substâncias que entrem em contato com esse tipo de resíduo.


E

o coprocessamento em fornos de cimento é um processo de destruição térmica realizado sob alta temperatura – 2 100 ºC a 3 000 ºC com tempo de residência controlada – e utilizado para o tratamento de resíduos de alta periculosidade, ou que necessitam de destruição completa e segura.

O aterro sanitário é uma forma de disposição final de resíduos sólidos urbanos. A esse respeito, assinale a alternativa correta.


A

O aterro sanitário deve ser localizado longe da população urbana, como tradicionalmente é feito no Brasil. Outras condições, tais como topografia, tipo de solo e profundidade do lençol freático, são irrelevantes.


B

Para se começar um aterro sanitário, deve-se realizar uma avaliação da geologia e da hidrogeologia do local de instalação do aterro, bem como ele deve possuir gerenciamento de lixiviado. Além disso, não pode haver participação popular para escolha do local e necessitam-se de encerramento e cuidados pós-encerramento.


C

Para implantação de um aterro sanitário, deve ser realizada a cobertura do aterro, que precisa possuir dispositivos de gerenciamento de gás, bem como gestão de águas superficiais e, no projeto, são necessários considerações de design estético, plano de operação e monitoramento ambiental.


D

O aterro deve possuir área reservada para escritórios administrativos, edifícios, e os estacionamentos devem ser preenchidos apenas com terra. Os edifícios precisam ser protegidos da migração subterrânea de gás e ser selados. A proteção pode ser realizada com membrana ou sistemas de extração de gás do solo. Esse tipo também é conhecido como aterro controlado.


E

O lixiviado de aterro sanitário pode ser disposto diretamente em corpos hídricos lóticos, pois estes possuem a capacidade de autodepuração.

Os resíduos sólidos impossibilitados de tratamento e recuperação por processos tecnológicos disponíveis e economicamente viáveis, e para os quais não há outra possibilidade a não ser a disposição final ambientalmente adequada, são nomeados


A

rejeitos.


B

materiais recicláveis.


C

substâncias compostas.


D

materiais retornáveis.


E

resíduos mistos.

Qual é a opção mais sustentável para a destinação do lixo orgânico em áreas urbanas densamente povoadas?


A

Compostagem caseira.


B

Incineração em usinas termelétricas.


C

Despejo em aterros sanitários.


D

Coleta seletiva para reciclagem.


E

Transformação em biogás.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Os serviços coletivos de esgoto sanitário podem ser realizados por qualquer pessoa, não sendo necessária a operação deles apenas sob responsabilidade de profissional habilitado.

II. Não será permitido na rede coletora de esgoto sanitário o lançamento de despejos que contenham substâncias inflamáveis ou que produzam gases inflamáveis.

III. Sob nenhum pretexto, que não tenha por base condições imperiosas de Saúde Pública, será interrompida a ligação de instalações de esgoto sanitário de qualquer edificação com a rede coletora pública.


Marque a alternativa CORRETA:


A

Todas as afirmativas estão corretas.


B

Nenhuma afirmativa está correta.


C

Apenas uma afirmativa está correta.


D

Apenas duas afirmativas estão corretas.

Analise os excertos abaixo sobre recolhimento e separação de resíduos sólidos:


Excerto I: A separação dos resíduos sólidos é importante apenas para facilitar o trabalho dos coletores, mas não tem impacto ambiental significativo.

Excerto II: A separação dos resíduos sólidos é uma prática exclusiva e obrigatória para empresas, não sendo necessário que os indivíduos façam a separação em suas residências.


Sobre os excertos acima podemos afirmar que:


A

Somente o excerto I está correto.


B

Os excertos I e II estão incorretos.


C

Somente o excerto II está correto.


D

Os excertos I e II estão corretos.

Em relação ao lixo doméstico, assinalar a alternativa CORRETA:


A

Sobras de alimento, cascas de fruta e legume devem ser direcionadas ao serviço de reciclagem.


B

Papéis, plásticos, metais e vidros devem ser descartados em um mesmo saco.


C

Deve-se separar adequadamente os resíduos recicláveis, não os misturando com orgânicos.


D

Papel e papelão devem ser descartados junto ao lixo orgânico.

As substâncias presentes nos resíduos sólidos podem ser classificadas de acordo com a facilidade ou não de serem degradáveis.


Assinale a opção que indica o material mais facilmente degradável.


A

areia.


B

madeira.


C

papelão.


D

cerâmica.

Com relação à coleta e à remoção de lixo, assinalar a alternativa CORRETA:


A

Colocar sacos de lixo pelos corredores para acelerar o processo de limpeza.


B

As lixeiras deverão ser esvaziadas ao atingir 2/3 de sua capacidade ou sempre que for necessário.


C

Não há necessidade de lavar as lixeiras.


D

No caso de haver derramamento de resíduos no piso ou em outra superfície, não há necessidade de limpar.

Analise as afirmativas a seguir:


I. Segundo a Abrelpe, o Brasil recicla apenas 4% dos resíduos sólidos do que produz. A separação e destinação correta de materiais recicláveis e práticas de ecodesign de embalagens, além de investimento financeiro em centros de triagem são algumas formas de reciclagem recomendáveis para cuidar bem do planeta.

II. Atualmente, existem entidades governamentais, empresas privadas e Ongs que buscam conscientizar a população da necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa. O descarte correto do lixo é importante para alcançar esse objetivo. São classificados como lixo orgânico: restos agrícolas ou industriais, derivados de saneamento básico e sobras de alimentos e vegetais descartados por residências, entre outros.


Marque a alternativa CORRETA:


A

As duas afirmativas são verdadeiras.


B

A afirmativa I é verdadeira, e a II é falsa.


C

A afirmativa II é verdadeira, e a I é falsa.


D

As duas afirmativas são falsas.

   
Gerar simulado