Pesquisa científica é a realização concreta de uma investigação planejada, desenvolvida e redigida de acordo com as normas da metodologia já consagradas pela ciência. É o método de abordagem de um problema em estudo que caracteriza o aspecto científico de uma pesquisa.
(RUIZ, João Álvaro. Metodologia Científica – Guia para eficiência nos estudos. Editora Atlas. São Paulo.)
Sobre “Pesquisa científica”, marque a afirmação incorreta.
Quando um problema é pouco conhecido, ou seja, quando as hipóteses ainda não foram claramente definidas, estamos diante de uma pesquisa exploratória, cujo objetivo consiste em caracterização inicial do problema, de sua classificação e de sua reta definição.
A pesquisa científica teórica tem por objetivo ampliar generalizações, definir leis mais amplas, estruturar sistemas e modelos teóricos, relacionar e enfeixar hipóteses numa visão mais unitária do universo e gerar novas hipóteses por força de dedução lógica.
A pesquisa científica aplicada toma certas leis ou teorias mais amplas como ponto de partida, e tem por objetivo investigar, comprovar ou rejeitar hipóteses sugeridas pelos modelos teóricos.
A pesquisa científica quantitativa deve ser feita com definição do foco de interesse como também com as teorias norteadoras para implementar os procedimentos para coletar, organizar e analisar os dados.
A pesquisa de campo não é experimental no sentido de não produzir ou de não reproduzir os fatos que estuda. Consiste na observação dos fatos tal como ocorrem espontaneamente.