Questões de Concurso de Música - Música

Navegar questão a questão

Questão 1019799

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2018

Cargo: Professor Substituto - Área Artes / Questão 90

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

Quanto aos elementos constitutivos da música, julgue os itens seguintes. Harmonia pressupõe a combinação de sons “agradáveis ao ouvido”, que transmitem uma sensação de repouso e tranquilidade.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1019800

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2018

Cargo: Professor Substituto - Área Artes / Questão 91

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

Quanto aos elementos constitutivos da música, julgue os itens seguintes. Andamento e ritmo são conceitos diferentes. Andamento é a indicação de velocidade que se imprime à execução de um trecho musical e determina, com precisão, o valor das figuras. Ritmo é a organização do tempo, representado em uma partitura por valores relativos.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1019802

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2018

Cargo: Professor Substituto - Área Artes / Questão 93

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

O século XX refletiu diferentes tendências na música, entre as quais estão a música eletrônica, a música concreta, o serialismo e o dodecafonismo. As novas tecnologias oportunizaram novas formas de compor. Acerca da música contemporânea, julgue os itens a seguir. A música concreta trata basicamente da manipulação de sons, e não da criação de sons.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1019803

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2018

Cargo: Professor Substituto - Área Artes / Questão 94

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

O século XX refletiu diferentes tendências na música, entre as quais estão a música eletrônica, a música concreta, o serialismo e o dodecafonismo. As novas tecnologias oportunizaram novas formas de compor. Acerca da música contemporânea, julgue os itens a seguir. Jorge Antunes, maestro e compositor brasileiro, foi um dos precursores da música eletroacústica no Brasil, nos anos 1960. Engajado politicamente, é de sua autoria a Sinfonia das Diretas, utilizando o som de buzinas em apoio às eleições diretas em 1984. Mais recentemente, compôs a Sinfonia dos Direitos, também com som de buzinas, e a ópera de rua Auto do Pesadelo de Dom Bosco, em que critica a corrupção de políticos no Distrito Federal.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1019805

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2018

Cargo: Professor Substituto - Área Artes / Questão 96

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

Julgue os itens que se seguem no que se refere à música, à cultura popular e às manifestações da cultura na música. MC é o cantor de rap que invariavelmente improvisa, criando letras e rimas espontaneamente em suas apresentações.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1019806

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2018

Cargo: Professor Substituto - Área Artes / Questão 97

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

A respeito da influência africana na música brasileira, julgue o próximo item. A característica rítmica e tímbrica da música africana é a que mais se difundiu no Brasil. Jongo, maracatu, capoeira, samba de aboio, carimbó, entre outras, são manifestações que permanecem vivas. No entanto, além da polirritmia, foram herdadas a melodização poética e as harmonias vocais trazidas pelos iorubás. Uma das formas mais características do canto africano é o canto responsorial, alternando coro e solista.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1019807

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2018

Cargo: Professor Substituto - Área Artes / Questão 98

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

Vários educadores musicais desenvolveram métodos de musicalização, enfatizando diferentes aspectos, como a dança e o movimento, o ritmo da palavra, a execução em grupos, a percepção auditiva, a improvisação e a criação musical. Com relação aos fundamentos da educação musical, julgue os itens subsequentes. Murray Schafer, compositor canadense e educador musical, propõe atenção na capacidade perceptiva sonora e musical e enfatiza um fazer musical criativo, com materiais e sons do ambiente.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1019808

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2018

Cargo: Professor Substituto - Área Artes / Questão 99

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

Vários educadores musicais desenvolveram métodos de musicalização, enfatizando diferentes aspectos, como a dança e o movimento, o ritmo da palavra, a execução em grupos, a percepção auditiva, a improvisação e a criação musical. Com relação aos fundamentos da educação musical, julgue os itens subsequentes. Para “ensinar música musicalmente”, como propõe Swanwick (2003), é necessário que se priorize inicialmente os símbolos musicais, pois a música é linguagem e possui uma simbologia própria, universal, que deve ser decodificada pelo intérprete.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 1019809

Secretaria de Estado de Educação - DF (SEE/DF) 2018

Cargo: Professor Substituto - Área Artes / Questão 100

Banca: Instituto Quadrix

Nível: Superior

Vários educadores musicais desenvolveram métodos de musicalização, enfatizando diferentes aspectos, como a dança e o movimento, o ritmo da palavra, a execução em grupos, a percepção auditiva, a improvisação e a criação musical. Com relação aos fundamentos da educação musical, julgue os itens subsequentes. Émile Jacques‐Dalcroze, Carl Orff, Zoltan Kodály, Edgar Willems e Shinichi Suzuki desenvolveram “métodos ativos musicais”, em que propõem a experiência direta do sujeito com a música, a partir da vivência de diversos elementos.
  • C. Certo
  • E. Errado

Questão 985837

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - RJ (IFF/RJ) 2018

Cargo: Professor do Ensino Básico - Área Artes / Questão 22

Banca: Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Nível: Superior

Assinale a opção que apresenta a forma mais comum do primeiro movimento de uma sinfonia, sonata ou peça de câmara no período clássico.
  • A. rondó
  • B. sonata
  • C. tema e variações
  • D. ternário simples
  • E. minueto