Imagem de fundo

Sobre a alimentação saudável, uma alimentação colorida:

Sobre a alimentação saudável, uma alimentação colorida:

A

implica em estimular e orientar o consumo de vários tipos de alimentos que forneçam os diferentes nutrientes, evitando a monotonia alimentar que limita o acesso aos nutrientes necessários para atender às necessidades do organismo, de forma a garantir uma alimentação adequada.

B

visa a garantir a variedade de grupos de alimentos que irão compor a alimentação, principalmente, em termos de vitaminas e minerais, e também a apresentação atrativa das refeições, que agrade aos sentidos e estimule o consumo de alimentos saudáveis como legumes, verduras e frutas, grãos e tubérculos em geral.

C

refere -se, especificamente, à garantia do equilíbrio em quantidade e qualidade dos alimentos consumidos.

D

não é cara, pois se baseia em alimentos in natura ou minimamente processados, acessíveis e produzidos regionalmente. O apoio e o fomento a agricultores familiares e cooperativas para a produção e a comercialização de produtos saudáveis, como legumes, verduras e frutas, são importante s alternativa s para que, além da melhoria da qualidade da alimentação, se estimule geração de renda em pequenas comunidades, fomentando políticas públicas de produção de alimentos.