O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica não transmissível que vem crescendo de forma vertiginosa nas últimas décadas. Quanto à fisiopatologia e ao tratamento nutricional do DM, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.
( ) No DM tipo 2 é comum o quadro de resistência à insulina, pois este hormônio apresenta dificuldade de se ligar em seu receptor, prejudicando a translocação do GLUT4 (glucose transporters) em neurônios, células hepáticas e adiposas.
( ) A cetoacidose diabética é uma complicação grave do DM tipo 1 descompensado, onde há maior produção de corpos cetônicos, como etanol, beta-hidroxibutirato e acetona, que alcalinizam o sangue.
( ) No tratamento dietoterápico do DM, deve-se preferir o consumo de alimentos com baixo índice glicêmico, como tapioca e pão integral, pois nestes alimentos os carboidratos são rapidamente digeridos e absorvidos, elevando a glicemia de forma lenta e gradativa.
As afirmativas são, na ordem apresentada, respectivamente,
V – F – F.
V – V – V.
F – F – F.
F – F – V.
F – V – F.