Imagem de fundo

De acordo com o Consenso Nacional de Nutrição Oncológica...

De acordo com o Consenso Nacional de Nutrição Oncológica (2016), a equipe multidisciplinar, após triar, avaliar o estado nutricional e estimar as necessidades nutricionais do paciente oncológico crítico, deve definir a via de oferta de nutrientes, calorias e imunonutrientes. Qual é a terapia nutricional mais adequada a esse tipo de paciente?


A

A via oral sempre deve ser a prioridade para oferta de nutrientes, independente da estabilidade hemodinâmica e poderá ocorrer nas primeiras 48 a 72 horas.


B

Independente da via de oferta de nutrientes e calorias, a terapia nutricional deve ser iniciada imediatamente após o diagnóstico nutricional, na presença de estabilidade hemodinâmica, ou seja, nas primeiras 24 horas após a internação.


C

A prioridade para o paciente critico oncológico é a oferta de nutrientes por via parenteral, acompanhado de estabilidade hemodinâmica e com alto aporte de proteínas.


D

A via enteral deve ser a prioridade na oferta de nutrientes para esse tipo de paciente, devendo ser iniciada com volume de 50 ml/hora e ir evoluindo de acordo com a estabilidade geral.