Um paciente adulto, hemodinamicamente estável, foi...
Imagem de fundo

Um paciente adulto, hemodinamicamente estável, foi...

Um paciente adulto, hemodinamicamente estável, foi submetido a uma cirurgia abdominal eletiva com anastomose digestiva. Considerando as recomendações para recuperação pós-operatória acelerada, assinale a alternativa correta.


A

A realimentação oral ou enteral deve ser iniciada precocemente, em até 24 horas do pós-operatório, desde que o paciente esteja hemodinamicamente estável.


B

O paciente deve permanecer em jejum por no mínimo 48 horas após a cirurgia para reduzir o risco de complicações da anastomose.


C

A realimentação oral ou enteral deve ser iniciada somente após a eliminação de gases e a primeira evacuação intestinal.


D

A alimentação precoce é contraindicada após operações abdominais devido ao risco aumentado de deiscência de anastomose.