Questão de concurso
1
Q1346704
Nutrição Doenças cardiovasculares
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2018
Banca: Universidade Federal de Uberlândia - UFU
Prova: UFU - UFU - Universidade Federal de Uberlândia - Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde da Criança - Área: Nutrição

Organização Mundial da Saúde passou a recomendar, a partir de 2015, alterações nas recomendações de ingestão de carboidrato visando melhora dos parâmetros de saúde relacionados ao metabolismo de lipídio e ao aumento do risco de aterosclerose.

Em relação a esse assunto, analise as afirmativas abaixo.

I. O consumo máximo de 5% em Kcal do valor energético da dieta na forma de açúcares de adição é uma preconização na prevenção da aterosclerose e dislipidemias.

II. O consumo inferior a 50 g de frutose ao dia eleva o triglicerídeo (TG) pós-prandial. A elevada ingestão de carboidratos aumenta a glicemia, o que promove a diminuição da insulinemia; esta, por sua vez, ativa os fatores de transcrição que promovem a síntese de ácidos graxos e TG, favorecendo outros fatores de risco.

III. A frutose e a sacarose são metabolizadas de forma diferente. A principal enzima de metabolização da glicose é a fosfofrutoquinase, para a produção de piruvato e, consequentemente, de acetil-CoA e ácidos graxos; o mesmo mecanismo não ocorre para metabolização da frutose, que é metabolizada pela frutoquinase.

IV. A frutose gera ácidos graxos mais rapidamente do que a glicose, aumentando tanto o depósito de gordura hepática, como a produção de VLDL.

Assinale a alternativa correta.

A

I e III.

B

I, III e IV.

C

II e IV.

D

II e III.