Questão de concurso
1
Q1372110
Nutrição Síndrome Metabólica
Atalhos
Compartilhar
Ano: 2020
Banca: Instituto AOCP -
Prova: Instituto AOCP - SESAB - Secretaria da Saúde do Estado da Bahia - Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e do Adolescente - Área: Nutrição
A Tabela a seguir descreve as prevalências dos componentes da Síndrome Metabólica (SM) em toda a amostra de um estudo, a prevalência de SM naqueles com cada um dos componentes e a prevalência de cada componente nos adolescentes com SM. De acordo com os resultados, assinale a alternativa INCORRETA.

A

Cerca de 1/3 dos adolescentes tiveram HDL-c baixo, porém menos de 10% dos adolescentes com essa alteração tinham SM.

B

Quanto aos triglicerídeos elevados, apesar de apresentarem prevalência baixa comparada aos demais componentes na amostra total, esse componente estava presente em quase metade dos adolescentes com SM.

C

A prevalência de SM na amostra com hipertrigliceridemia foi alta (26,8%), maior até do que naqueles com o componente obrigatório: a CC elevada (20,5%).

D

A glicose elevada teve a prevalência mais baixa entre os componentes na amostra total, e a sua presença foi associada com prevalência cerca de duas vezes maior de SM do que na presença do HDL-c baixo.

E

Quase 40% dos adolescentes com pressão arterial elevada, pelos critérios da International Diabetes Federation, foram classificados com SM; e dentre os adolescentes com SM, pouco mais da metade apresentou pressão arterial elevada.