No que se refere aos princípios do tratamento cirúrgico de tumores de maxila e mandíbula, assinale a alternativa correta.
As três principais modalidades de excisão cirúrgica dos tumores dos ossos gnáticos são a enucleação (somente com curetagem), a ressecção marginal ou parcial e a ressecção composta.
A maioria dos tumores com baixa taxa de recidiva pode ser tratada por enucleação ou curetagem, como, por exemplo, a maioria dos tumores odontogênicos incluindo os odontomas e o tumor odontogênico adenomatoide, entre outros.
Em razão da grande variabilidade de comportamento das lesões bucais, o prognóstico está mais relacionado com a localização anatômica da lesão do que com qualquer outro fator isolado.
A ressecção composta, que pode ser descrita como a ressecção de um tumor em conjunto com osso, tecidos moles adjacentes e cadeias linfáticas contíguas, é um procedimento ablativo, usado mais comumente para tumores benignos.
Uma lesão bucal agressiva confinada ao interior dos ossos gnáticos, sem perfuração das lâminas corticais, oferece pior prognóstico que uma lesão que tenha invadido os tecidos moles adjacentes.