

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Atenção: Para responder às questões de números 22 e 23, considere as informações a seguir:
Paciente com 49 anos de idade, sexo masculino, refere ter azia após “tirar uma soneca depois do almoço”, além de arrotos frequentes e “gosto amargo na boca”. A queixa principal consiste em “leve desconforto” ao escovar os dentes, em especial na região palatina anterior. O exame clínico mostra as superfícies palatinas dos dentes 11, 12, 13, 21, 22 e 23 com o esmalte uniformemente mais delgado e aparência brilhante.
O quadro clínico é compatível com o diagnóstico de erosão dental, que consiste em
defeitos de contorno da junção cemento-esmalte ocasionados por ácidos oriundos do refluxo gastroesofágico.
defeitos na superfície mineralizada dos dentes decorrentes de contatos excêntricos na mastigação durante situações de estresse.
perda gradual de estrutura dental causada pela dissolução química por ácidos de origem gástrica ou oriundos da dieta.
desgaste patológico do tecido duro dentário decorrente do contato entre os dentes durante a mastigação de alimentos cítricos.
defeito na superfície do esmalte com redução localizada na sua espessura associado aos produtos ácidos oriundos da dieta.