A invasão da área de furca de dentes multirradiculares pela periodontite representa uma séria complicação na terapia periodontal. Em termos diagnósticos, o envolvimento de furca pode ser classificado em graus. Assinale a alternativa que relaciona corretamente o grau diagnosticado com a terapia recomendada.
Quando há tratamento via raspagem e alisamento radicular em dentes com comprometimento de Grau 4, há maior tendência de desenvolvimento de lesões de cárie.
Com envolvimento de grau 3 (<6 mm), a terapia a ser adotada é de raspagem e alisamento radicular seguidos de ressecção radicular.
Em comprometimentos de Grau 2, o tratamento de escolha pode estar entre preparos do tipo em túnel ou ressecção radicular.
Em envolvimentos de grau 1 (entre 5 e 6 mm), o tratamento por meio de osteoplastia e odontoplastia complementa a etapa inicial de raspagem e alisamento radicular.
Com envolvimento de grau 1 (< que 5mm), a progressão do processo patológico pode ser evitada por meio de raspagem e alisamento radicular somado ao programa de higiene oral pós-tratamento.