

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
O esmalte dentário é a estrutura com maior dureza no corpo humano, apresentando 96% de cristais de apatita e 4% de estrutura orgânica e água. Diante de um esmalte desmineralizado, em que há alterações na estrutura do esmalte sadio, o profissional pode realizar avaliação clínica como uma lesão de mancha branca ou Mancha Branca Ativa (MBA). Diante de tal característica clínica, pode-se considerar que:
O paciente apresenta risco à cárie e não caracteriza atividade de cárie neste estágio.
O uso da sonda exploradora de ponta fina está contraindicado, levando à cavitação e danos irreversíveis ao esmalte dentário.
A segunda camada da MBA, zona escura, apresenta-se alto grau de mineralização e elevado conteúdo de flúor, após o tratamento não invasivo.
A recuperação clínica da lesão de mancha branca necessita da utilização de instrumentos não rotatórios ou manuais, para preservar a estrutura dentária hígida.