

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Sr. Juscelino veio à consulta no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de cirurgia bucomaxilofacial encaminhado pela unidade de saúde para tratamento de uma lesão ulcerada, exofítica, com base e bordos endurecidos na base lateral direita da língua, com 2 cm de diâmetro. Paciente referiu que é tabagista e gosta de “beber uma cachacinha” antes do almoço. O cirurgião-dentista levou o caso para a equipe multidisciplinar. Assinale a alternativa que NÃO corresponde a condutas e procedimentos pertinentes ao caso.
Foi garantida a oferta de procedimentos em nível hospitalar e da atenção ao câncer de boca nas Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) e nos Centros de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon).
Após discussão em equipe multiprofissional, o paciente foi encaminhado para a atenção hospitalar, ou seja, os hospitais que realizam atendimento odontológico sob anestesia geral e tratamento do câncer de boca.
O cirurgião-dentista o aconselhou a deixar os maus hábitos mencionados, e buscar o grupo de tabagismo da unidade para facilitar o processo.
O cirurgião-dentista do CEO realizou a biópsia excisional, cujo diagnóstico histopatológico foi carcinoma espinocelular invasivo com infiltração submucosa.
A equipe fortaleceu a corresponsabilização do paciente no seu autocuidado e esclareceu os motivos que o levaram a desenvolver o câncer.