

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
A mancha branca é a fase da lesão cárie incipiente no esmalte, já visível clinicamente. Costuma incidir em superfícies lisas (próximas da margem gengival) e em superfícies com fissuras. Aparece como como área esbranquiçada opaca, de superfície rugosa. Estas características são consequência da remoção sub-superficial de minerais, que ocasionam micro-vazios com capacidade de espalhar a luz. Qual das seguintes afirmações sobre a progressão da lesão é verdadeira?
Após 7 dias, microscopicamente, não há alterações visíveis, enquanto macroscopicamente nota-se a presença de mancha branca após secagem da região.
Após 7 dias, microscopicamente ocorre dissolução da porção mais externa do esmalte e aumento da porosidade até uma profundidade de aproximadamente 100um, enquanto macroscopicamente não há alterações visíveis.
Após 14 dias, microscopicamente ocorre aumento da dissolução superficial com microerosões, enquanto macroscopicamente não há alterações visíveis.
Após 21 a 30 dias, microscopicamente há aumento da zona de dissolução com o aparecimento de defeitos maiores, enquanto macroscopicamente não há modificações visíveis sem necessidade de secagem.
Após 21 a 30 dias, microscopicamente ocorre dissolução da porção mais externa do esmalte e aumento da porosidade até uma profundidade de aproximadamente 100um, enquanto macroscopicamente nota-se a presença de mancha branca após secagem da região.