Imagem de fundo

O cirurgião-dentista, como profissional da saúde, tem de estar preparado para prestar o...

O cirurgião-dentista, como profissional da saúde, tem de estar preparado para prestar os primeiros socorros em situações de emergência. Deve, no mínimo, estar treinado para instituir procedimentos que garantam a ventilação pulmonar e a circulação sanguínea, até que o paciente possa receber cuidados (médicos) intensivos.


Em relação a esse assunto, assinale a alternativa correta.


A

Com o tempo, as compressões torácicas favorecem o represamento de sangue no baço e na região subcutânea, diminuindo a eficácia da manobra de forma progressiva.


B

Uma vítima de infarto agudo do miocárdio em respiração agônica tem a mesma probabilidade de sobrevivência daquelas com ausência total de respiração.


C

A ressuscitação cardiopulmonar deve ser iniciada pelas ventilações de resgate, para liberar as vias aéreas, para depois se realizar as compressões torácicas.


D

As compressões torácicas devem ser feitas abaixo do apêndice xifoide.


E

A compressão torácica tecnicamente perfeita promove perfusão cerebral de cerca de 10% do valor normal, porcentagem suficiente exigida pelo encéfalo, evitando a morte cerebral.