Questões de Concurso sobre Anatomia de Cabeça e Pescoço

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
792 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Sobre os músculos da mastigação e suas características, analise as afirmativas abaixo:


I. Todos se inserem na mandíbula.

II. Atuam ativamente nos movimentos mandibulares.

III. São revestidos por fáscias musculares.

IV. São irrigados pela artéria maxilar.


É CORRETO que se afirma em:


A

I, II, III, apenas.


B

I, III, IV, apenas.


C

II, III, IV, apenas.


D

I, II, III e IV.

Em relação ao canal mandibular, analise as afirmativas abaixo:


I. O canal mandibular é um canal ósseo que percorre parte do corpo e do ramo da mandíbula, alojando os vasos e os nervos alveolares inferiores (V3).

II. O canal mandibular se origina no forame mandibular e termina na região dos ápices dos pré-molares.

III. Na região dos pré-molares, o canal bifurca-se em um canal mentual e em um ou mais canalículos incisivos.


É correto o que se afirma em:


A

I, apenas.


B

II, apenas.


C

III, apenas.


D

I, II, III.


E

I e III.

O nervo responsável pela inervação da pálpebra inferior, o lábio superior e a pele da asa e a base do nariz é o nervo:


A

Alveolar superior.


B

Infraorbital.


C

Nasopalatino.


D

Palatino maior.


E

Palatino menor.

O pequeno músculo localizado na parte superior da raiz do nariz, que origina-se do osso nasal, e suas fibras descrevem trajeto superior, inserindo-se na pele entre os arcos superciliares é denominado de:


A

Músculo orbicular da boca.


B

Músculo prócero.


C

Músculo abaixador do septo nasal.


D

Músculo levantador do lábio superior e da asa do nariz.

A língua apresenta uma parte fixa, a raiz ou base da língua, e uma parte livre, o corpo da língua, o qual apresenta faces dorsal e inferior, margem e ápice.


Em relação à anatomia da língua, assinale a alternativa correta.


A

A mucosa da parte faríngea da língua reflete-se para a parede lateral da farínge, formando a prega glossoepiglótica mediana.


B

A raiz da língua é a parte que fixa a língua ao soalho da boca e fica sobre os músculos gênio-hióideo e milo-hióideo.


C

As papilas circunvaladas são projeções pontiagudas dispersas ao longo do dorso e ápice da língua; elas são as únicas papilas não associadas a botões gustativos.


D

A sensibilidade gustativa do 1/3 posterior da língua é conduzida pelo nervo corda do tímpano.


E

A sensibilidade geral dos 2/3 anteriores da língua é conduzida pelo nervo glossofaríngeo.

O movimento de lateralidade é executado principalmente pela contração dos músculos _______ e _______ do lado de balanceio.


A

Pterigóideo lateral e pterigóideo medial


B

Temporal e pterigóideo medial


C

Pterigóideo lateral e Masséter


D

Masséter e Temporal


E

Pterigóideo lateral e Temporal

Sobre a anatomia geral e o Tecido Muscular do corpo humano, assinale V para as afirmativas VERDADEIRAS e F para as afirmativas FALSAS.


( ) O Tecido Muscular tem a habilidade de contrair e alongar fazendo com que partes do corpo se movimentem.

( ) Músculos Esqueléticos podem ser voluntários ou involuntários. Por exemplo, quando você decide mover os braços ou as pernas, os músculos se movimentam de forma involuntária.

( ) Músculos Esqueléticos podem ser voluntários ou involuntários. Por exemplo, as batidas do coração, a agitação do estômago e as mudanças das pupilas nos olhos são controladas por movimentos dos músculos voluntários.


Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


A

V – V – V.


B

V – F – F.


C

F – F – F.


D

F – V – V.

Observe a imagem abaixo:


Imagem associada para resolução da questão


Assinale a alternativa que apresenta o nome da estrutura indicada pela seta:


A

Assoalho bucal.


B

Glândula parótida.


C

Palato mole.


D

Palato duro.


E

Processo alveolar.

"O crânio é constituído por oito ossos, são dois ossos parietais, dois temporais, um frontal, um occipital, um esfenóide e um etmóide. Sua parte anterior é denominada face e a posterior nuca. A face é constituída por catorze ossos, são duas maxilas, dois zigomáticos, dois lacrimais, dois nasais, dois cornetos inferiores, dois palatinos, um vômer e uma mandíbula."


(https://brasilescola.uol.com.br/odontologia/anatomia-da-cabeca-e-pescoco.htm)


Assinale a alternativa que não apresenta uma estrutura pertencente ao crânio.


A

Forame oval


B

Músculo bucinador


C

Sutura sagital


D

Sela turca


E

Músculo Omo-hioideo inferior

Os linfonodos da cavidade oral drenam estruturas intraorais, como dentes, bem como olhos, ouvidos, cavidade nasal e áreas profundas da garganta. Sobre os linfonodos, analise as alternativas abaixo:


I - Os linfonodos são estruturas pequenas redondas ou ovais que estão localizadas nos vasos linfáticos. Eles combatem as doenças produzindo anticorpos; isso faz parte da reação imune.

II - Na infecção aguda, os linfonodos se tornam inchados e sensíveis como resultado da coleção de linfócitos reunidos para destruir as substâncias invasoras.

III - Os principais linfonodos do corpo incluem os nódulos cervicais (no pescoço), nódulos axilares (embaixo dos braços) e nódulos inguinais (na parte inferior do abdome).


É correto o que se afirma em:


A

I e II, apenas.


B

II e III, apenas.


C

I e III, apenas.


D

I, II e III.


E

I, apenas

Na anatomia geral, o estudo do corpo humano começa com unidades menores e cresce sistematicamente em unidades cada vez maiores, resultando no corpo completo. O corpo humano possui quatro níveis de organização. Marque a alternativa correta sobre a sequência dos níveis de organização, do mais simples ao mais complexo:


A

Tecidos, órgãos, células, sistemas do corpo.


B

Sistemas do corpo, órgãos, tecidos, células.


C

Células, tecidos, órgãos, sistemas do corpo.


D

Órgãos, células, sistemas do corpo, tecidos.

Leia os casos clínicos a seguir:


1) Paciente apresenta Herpes Zoster, com vesículas na região do ouvido, dor no canal auditivo, perda auditiva, vertigem, alteração do paladar e relata que seu sorriso “ficou torto”.

2) Paciente apresenta inchaço intermitente em região de parótida, área que se apresenta avermelhada e com alodinia em pele ao exame. Há relato de gosto salgado em boca e descarga de exudato via ducto da glândula.

3) No momento da tentativa de drenagem de abscesso odontogênico espalhado a partir do arco inferior, realizada em região submandibular e anterior do pescoço, o paciente acusa dor forte ao primeiro corte do bisturi cirúrgico.


Nos casos acima expostos, a dor sentida pelo paciente é transmitida, principalmente, pelos seguintes nervos periféricos, corretamente citados respectivamente em:


A

1- Corda do Tímpano, 2- Auriculotemporal, 3- Cervical Transverso (C2/C3).


B

1- Corda do Tímpano, 2- Glossofaríngeo, 3- Milohioideo.


C

1- Intermédio, 2- Auriculotemporal, 3- Cervical Transverso (C2/C3).


D

1- Intermédio, 2- Glossofaríngeo, 3- Milohioideo.

Em relação as estruturas anatômicas da cabeça e pescoço, o disco articular é definido por:


A

Estruturas projetadas encontradas em cada parede lateral da cavidade nasal e estendidas para dentro da maxila.


B

Ossos que cobrem e protegem o cérebro.


C

Amortecedor feito de tecido conjuntivo especializado e denso que divide o espaço articular em compartimentos superior e inferior; também conhecido como menisco.


D

Ducto associado à glândula salivar parótida, o qual se abre dentro da cavidade oral na papila parótida.


E

Porção elevada do osso temporal imediatamente anterior à fossa glenoide.

A pele é a principal linha de defesa do organismo contra doenças. O sistema tegumentar, ou o sistema da pele, possui diversas funções importantes. Assinale a alternativa correta sobre as funções do sistema tegumentar:


A

Ajuda a desregular a temperatura corporal.


B

Proporciona uma barreira que estimular a invasão bacteriana no organismo.


C

Excreta líquidos e sais, como urina.


D

Usa os raios ultravioleta do sol para converter substâncias químicas em vitamina D, necessária à absorção do cálcio.

Os órgãos do corpo estão localizados em locais denominados cavidades do corpo. Foram identificadas duas cavidades principais, a cavidade dorsal e a cavidade ventral. São cavidades presentes na cavidade ventral:


A

Cavidade espinal e cavidade torácica.


B

Cavidade craniana e cavidade abdominal.


C

Cavidade torácica e cavidade abdominopélvica.


D

Cavidade pélvica e cavidade espinal.

O que separa a cavidade oral em partes anterior e posterior:


A

Arco dentário.


B

Palato mole.


C

Papilas linguais.


D

Vestíbulo oral.

É uma glândula exócrina que faz parte das glândulas salivares maiores. Encontra-se parcialmente acima e parcialmente abaixo do músculo milo-hióideo e seu ducto desemboca na papila sublingual. Qual o nome dessa glândula?


A

Parótida.


B

Submandibular.


C

Sublingual.


D

Glândula de Bichat.


E

Glândula de Rochert.

Sobre o ligamento periodontal, é correto afirmar que:


A

O ligamento periodontal é um tecido ósseo e tecido adiposo denso, organizado em grupos de fibras que ligam o cemento que cobre a raiz do dente com o osso alveolar da parede da cavidade.


B

Num ponto, as fibras estão inseridas no cemento; no ponto oposto, elas estão inseridas no osso. Estas porções tornam-se mineralizadas e são conhecidas como fibras de Sharpey.


C

O ligamento periodontal tem uma largura que varia de 10,0 a 300, mm; a porção mais fina é notada em torno do terço superior da raiz.


D

No decorrer da idade, a largura desses ligamentos tende a alargar-se.

Sobre a língua, analise as afirmativas abaixo:

I - A língua é composta principalmente por músculos. É recoberta superiormente por uma espessa camada de membrana mucosa e milhares de finas projeções chamadas papilas.

II - No interior das papilas localizam-se os órgãos sensoriais e os nervos, tanto para o paladar quanto para o tato. Em uma língua saudável, as papilas geralmente são rosadas e têm aspecto aveludado.

III - A língua é um dos órgãos mais versáteis do corpo e é responsável por várias funções: fala, posicionamento da comida na mastigação, sentidos de gustação e do tato, deglutição e limpeza da cavidade oral.

IV - A superfície sublingual da língua é coberta por uma mucosa fina, lisa e transparente através da qual podem ser observados muitos vasos sanguíneos subjacentes.

É correto o que se afirma apenas em:


A

I, II e III.


B

II, III e IV.


C

I, II e IV.


D

I, II, III e IV.


E

I, III e IV.

   
Gerar simulado