Questões de Concurso sobre Ergonomia na Prática Odontológica - Página 4 | Gran Questões

Questões de Concurso sobre Ergonomia na Prática Odontológica

 
 
Disciplina 1
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
184 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Diante de um procedimento odontológico realizado pelo cirurgião-dentista destro na face vestibular do dente 46, assinale a alternativa correta em relação ao posicionamento, retração do campo ou aspiração executados pelo técnico em saúde bucal (TSB).


A

A aspiração deverá ser feita com a mão esquerda do TSB.


B

A posição do TSB pode ser 2h.


C

A ponta da cânula de aspiração de saliva deverá ser colocada na região posterior esquerda.


D

A posição do TSB pode ser 10h.


E

A retração do campo deverá ser feita com os dedos indicador, médio e mínimo da mão direita do TSB.

A ergonomia é o estudo da adaptação do trabalho ao homem. Segundo o Dicionário Houaiss, é “o estudo científico das relações entre homem e máquina, visando a uma segurança e eficiência ideais no modo como um e outro interagem”. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.


A

A postura “sentado” eliminou completamente o risco de dores ou desconfortos.


B

O objetivo da ergonomia no consultório odontológico é diminuir, de forma significativa, a produtividade do profissional, sempre focando na manutenção da saúde postural e, também, da qualidade de vida do profissional.


C

O assento sela, para o profissional, apresenta menor satisfação, maior risco ergonômico, impacta de forma negativa no alinhamento corporal lateral e nos problemas cotidianos relacionados à região cervical.


D

O projeto da maioria dos assentos convencionais não favorece o sentar ereto e dinâmico, aumentando a tensão passiva dos músculos isquiotibiais, ocorrendo uma rotação pélvica posterior, contribuindo para um único perfil sagital em forma de C que compreende a coluna torácica e lombar, aumentando a lordose cervical e a rotação pélvica posterior.

Assinale quais as corretas posições do operador e do cirurgião-dentista, respectivamente, durante um procedimento na oclusal do dente 27, com visão direta e com o paciente em posição supina, de cabeça reta.


A

Entre 2-3 horas; entre 9-10 horas.


B

12 horas; 3 horas.


C

Entre 9-10 horas; entre 2-3 horas.


D

3 horas; 1 hora.


E

4 horas; 5 horas.

A rotina do cirurgião-dentista exige que o corpo permaneça horas na mesma posição e realize movimentos repetitivos o que, consequentemente, gera um número alto de profissionais que reclamam de dores nas costas, no pescoço, nos ombros e braços. A ergonomia na odontologia às vezes é ignorada ou, em meio a uma rotina corrida, acaba por ficar de lado. Sobre o assunto, assinale a alternativa correta.


A

Quanto à altura da cadeira do paciente, ela deve estar ajustada de forma que uma das pernas do dentista possa ser colocada sob o encosto, pressionando a perna do dentista, para ter melhor visualização.


B

Ao sentar-se na cadeira mocho, as coxas devem ficar paralelas ao chão, em ângulo de 45° com as pernas.


C

Síndrome do túnel do carpo (dormência e formigamento na mão) é uma das consequências devido ao movimento repetitivo, força excessiva ou postura incorreta.


D

Um ambiente com uma iluminação inadequada não interfere na postura do profissional.

Em odontologia, a ergonomia objetiva a simplificação do trabalho, prevenção de fadiga e maior conforto, tanto para o cirurgião-dentista como para a equipe e o paciente. O campo de trabalho é dividido em áreas. Em qual área de atuação ocorre a troca de instrumentos e materiais entre o dentista e o assistente de consultório? Marque a alternativa CORRETA.


A

Área estática.


B

Área do assistente.


C

Área operacional.


D

Área de transferência.


E

Área central.

A zona de transferência é a área mais próxima da pessoa, onde os componentes do posto de trabalho podem ser alcançados através da postura neutra. É o espaço ideal de pega, correspondendo a um raio de 50cm, onde o centro é a boca do paciente.


C

Certo


E

Errado

No trabalho a quatro mãos, do cirurgião-dentista junto ao auxiliar em saúde bucal, noções básicas sobre a instrumentação cirúrgica são necessárias para a boa execução do procedimento.


Assinale a alternativa correta com relação aos tempos operatórios fundamentais.


A

Diérese consiste na remoção de tecido, como osso, cisto e dente.


B

A divulsão dos tecidos ocorre na exérese.


C

A hemostasia consiste no ato de sutura.


D

Os tempos clássicos de uma exodontia são a diérese, a exérese e a síntese.


E

A antissepsia do campo é realizada depois da diérese.

Com relação à Ergonomia, analise as afirmativas a seguir.


I. A Ergonomia é o estudo científico da relação entre o homem e seus meios,métodos e espaços de trabalho.

II. O objetivo da Ergonomia é uma melhor adaptação ao homem dos meios tecnológicos, dos ambientes de trabalho e de vida.

III. São alguns dos propósitos da análise ergonômica: a melhoria das práticas das tarefas com conforto, segurança e eficácia.

IV. A Ergonomia aplicada à Odontologia tem como objetivo diminuir o estresse físico e mental, prevenir as doenças ocupacionais, buscando uma produtividade mais expressiva, proporcionando maior conforto e segurança.


Estão corretas as afirmativas


A

I, II e III, apenas.


B

I, II, III e IV.


C

II e IV, apenas.


D

III e IV, apenas.

Um dos pressupostos da ergonomia aplicada é o da área ou zona de trabalho dos profissionais durante a realização de procedimentos odontológicos. Assinale a alternativa correta sobre a área preconizada para o Auxiliar de Saúde Bucal.


A

Entre 11 e 2 horas.


B

Entre 2 e 5 horas.


C

Entre 5 e 7 horas.


D

Entre 7 e 9 horas.


E

Entre 9 e 11 horas.

O adequado posicionamento do paciente na cadeira odontológica é importante para obtenção do máximo conforto que a equipe possa lhe proporcionar, mas também para prevenir a ocorrência de acidentes. Na posição supina, que corresponde ao descanso natural máximo, com total relaxamento e dificultando movimentos repentinos, o paciente permanece


A

na horizontal, em decúbito ventral, com a cabeça e os joelhos levemente desnivelados, com a cabeça em plano inferior para melhorar a irrigação cerebral.


B

na horizontal, em decúbito ventral, com a cabeça e os joelhos levemente desnivelados, com a cabeça em plano mais elevado.


C

na horizontal, em decúbito dorsal, com a cabeça e os joelhos no mesmo plano.


D

sentado, com a cabeça apoiada conforme a necessidade operatória e as pernas levemente flexionadas, mas formando um ângulo superior a 90 graus.


E

sentado, com a cabeça apoiada, mas mantendo o olhar no plano horizontal e as pernas formando um ângulo de 90 graus ou próximo desse valor.

A respeito da ergonomia em odontologia, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:



(_) A ergonomia é definida como uma ciência que une um conjunto de saberes para aplicação prática cotidiana profissional, visando manter um ambiente saudável, prático, seguro e confortável para todos os envolvidos no ramo odontológico.

(_) A ciência dos saberes em ergonomia previne agravos e danos à saúde, bem como aumenta a produtividade e a efetividade dos profissionais envolvidos.

(_) A negligência ergonômica pode trazer danos permanentes ao sistema músculo-esquelético do profissional dentista, bem como pode trazer danos para o auxiliar de saúde bucal, sendo considerados riscos ocupacionais.


A

C - C - E.


B

E - E - C.


C

C - E - E.


D

C - C - C.

A palavra ergonomia, é derivada do grego, em que ergon significa trabalho e nomon significa regras. É, em seu conceito mais resumido, uma ciência analisada por diversas áreas, sendo elas a biologia humana, a medicina do trabalho, as ciências cognitivas, a psicologia do trabalho, a sociologia do trabalho e a organização do trabalho. A falta de conhecimento ou o desrespeito aos fatores ergonômicos e antropométricos podem causar inúmeros problemas e, por isso, profissionais que trabalham na área da odontologia também devem estar atentos a questões ligadas à ergonomia, porque:


A

a postura inadequada impacta de maneira irrelevante a saúde do profissional


B

a probabilidade de desenvolver doenças osteomusculares devido a posturas inadequadas é acentuada


C

a necessidade do uso de anti-inflamatórios é a única alternativa viável para lidar com dores musculares


D

a qualidade de vida dos profissionais de odontologia está desvinculada ao aparecimento de Lesões por Esforço Repetitivo (LER)

Nos consultórios, os avanços tecnológicos e os novos modelos de raspadores sônicos e ultra-sônicos modificaram o papel dos instrumentos elétricos oscilatórios na terapêutica periodontal. Dentre as alternativas abaixo, qual traz uma vantagem dos instrumentos mecanizados quando comparados a instrumentos manuais?


A

Maior largura de peça de mão


B

Maiores cuidados e limitações.


C

Alteração temporária na audição.


D

Menor sensibilidade tátil.


E

Produção de aerossóis.

No conhecimento dos movimentos executados durante o trabalho clínico é necessário que haja uma adequação desses movimentos no intuito de evitar fadiga e aumentar a produtividade.


Assinale a alternativa em que a relação entre o movimento realizado e a definição está INCORRETA:


A

Movimento de dedos são movimentos curtos, em que mão e braço estão fixos e somente alguns dedos executam a ação.


B

Movimento punho e dedos é aquele que envolve desde os dedos até o cotovelo, é um movimento curto feito para apanhar algo fora da cavidade bucal.


C

Movimento braço é um movimento que requer a extensão de todo o braço para a captura de algum objeto situado dentro do campo de visão.


D

Movimento deslocamento e torções do corpo é aquele movimento em que há deslocamento do corpo e torção, a fim de buscar algo fora da área útil de trabalho.

Qual é o componente do consultório odontológico que permite o posicionamento sentado do operador e do assistente junto à cadeira odontológica?


A

Equipo.


B

Carte.


C

Banco.


D

Mocho.


E

Unidade auxiliar.

Considerando a ergonomia odontológica, caso o Cirurgião Dentista adote a posição de 9 horas (profissional à direita da cadeira), a Auxiliar ficará em posição de


A

1 hora.


B

2 horas.


C

3 horas.


D

4 horas.


E

5 horas.

A prática odontológica possui características de trabalho, como frequência e intensidade, que podem gerar transtornos cumulativos devido à postura e posição de trabalho inadequadas.


Assinale a alternativa que contém uma recomendação para minimizar os problemas posturais durante o trabalho clínico sentado num mocho.


A

Manter os cotovelos afastados do corpo.


B

Aproximar ao máximo os joelhos.


C

Manter os pés totalmente apoiados.


D

Manter os ísquios apoiados unilateralmente.


E

Manter a cabeça inclinada lateralmente.

Sobre os mochos, podemos afirmar que:


I - devem ter sete rodízios, para proporcionar maior estabilidade.

II – devem suportar 150kg de peso; ser macio e confortável.

III – permitem que o CD, o ASB ou TSB trabalhem sentados na posição correta (angulação de 90° na dobra interna do joelho).


Está correto o que se afirma em:


A

I e II, apenas.


B

I e III, apenas.


C

II e III, apenas.


D

I, II e III.


E

Nenhuns dos itens.

São métodos ergonômicos a ser adotado durante a rotina clínica, EXCETO:


A

Os pés devem ficar bem apoiados no piso.


B

Ao sentar-se na cadeira mocho, suas coxas devem ficar paralelas ao chão, em ângulo de 90º com as pernas.


C

As costas e a região renal devem ficar apoiadas no encosto do mocho odontológico, enquanto a cabeça fica totalmente inclinada para baixo.


D

Os instrumentais a serem utilizados devem ser posicionados o mais próximo possível do campo de atendimento.

É uma conduta que pode minimizar o risco ergonômico


A

trabalhar preferencialmente em equipe.


B

incluir atividades físicas semanais em sua rotina.


C

valorizar momentos de estudo com a equipe.


D

valorizar a equipe de trabalho.

   
Gerar simulado