Questões de Concurso sobre Esterilização

 
 
Disciplina
Assunto 1
Banca
Instituição
Cargo
Ano
Carreira
Área de formação
Escolaridade
Dificuldade
 
Comentários:
Professores
Alunos
Meus Comentários
Vídeo
 
Minhas questões:
Resolvidas
Não resolvidas
Certas
Erradas
 
Tipo de questão:
Certo e errado
Múltipla escolha
Incluir questões:
Anuladas
Desatualizadas
 
Questões:
Todas as questões
 
Filtro simplificado
 
Questões
Todas as questões
 
461 questões encontradas
Questões por página
20
Mais recentes
 

Quais dos seguintes testes é usado para controle de qualidade de esterilização?


A

Indicador de temperatura.


B

Teste de Bowie & Dick.


C

Teste do indicador de sólidos.


D

Teste de resíduos.

Há um teste que deve ser realizado no primeiro ciclo de esterilização do dia, para avaliar a eficácia do processo de vácuo na autoclave. Este teste, recomendado pela Anvisa, é denominado:


A

Charpy.


B

Fermi-Dirac.


C

Salk.


D

SteamCheck.


E

Bowie-Dick.

A presença de sujidade (matéria orgânica e inorgânica) nos instrumentos odontológicos prejudica e compromete a sua esterilização. Todo material/instrumental/equipamento sujo não se torna estéril por causa da presença do


A

oxigênio.


B

álcool a 70%.


C

esporo bacteriano.


D

biofilme bacteriano.

Para ser esterilizado em autoclave o material deve ser rigorosamente limpo, seco e acondicionado de forma correta para que o processo aconteça sem falhas. Qual das alternativas a seguir mostra um tipo de embalagem que não deve ser utilizada para autoclavagem?


A

Embalagens em papel de grau cirúrgico.


B

Embalagens em papel crepado.


C

Pacotes de tecido.


D

Caixa metálica sem perfurações.


E

Porta brocas perfurado.

Assinale a alternativa que apresenta o método mais apropriado para a esterilização de instrumentos odontológicos sensíveis ao calor.


A

Pasteurização.


B

Autoclavação.


C

Flambagem.


D

Uso de óxido de etileno.


E

Estufa.

A Estufa, ou Forno de Pasteur, promove a desnaturação de proteínas e da estrutura genética celular a qual temperatura e o tempo?


A

160° - 120 min.


B

120° - 60 min.


C

40° - 20 min.


D

10° - 30 min.

Qual o método onde todos os microorganismos são destruídos, inclusive os esporos de bactérias, que são formas de resistência:


A

assepsia


B

descontaminação


C

esterilização por autoclave


D

desincrustação


E

antissepsia

O aparelho utilizado para esterilizar materiais e artigos médico-hospitalares por meio do calor úmido sob pressão é denominado:


A

Forno.


B

Estufa.


C

Autoclave.


D

Câmara de luz ultravioleta.

Indique a forma ideal para se esterilizar uma caneta de alta rotação:


A

glutaraldeído 1%.


B

lenço umedecido.


C

autoclave.


D

álcool isopropílico.


E

estufa

Segundo Hupp et al. (2021), os meios de esterilização a serem utilizados no atendimento odontológico clínico ou cirúrgico devem ser confiáveis e práticos e não danificar os instrumentais. Os três métodos mais utilizados para à esterilização dos instrumentais são:


A

calor seco, calor úmido e óxido de etileno.


B

álcool 70%, calor úmido e óxido de etileno.


C

óxido de etileno, álcool 70% e calor seco.


D

calor seco, calor úmido e ácido sulfúrico.


E

óxido acético, calor úmido e calor seco.

A esterilização por meios físicos pode ser obtida por meio do processo de:


A

Calor seco.


B

Formaldeído.


C

Ultralívido.


D

Óxido de etileno.


E

Glutaraldeído.

Todo serviço odontológico deve ter um espaço destinado ao reprocessamento de instrumental que conste, no mínimo, de uma pia exclusiva para lavagem de instrumental, bancada para secar, embalar, aparelho esterilizador – AUTOCLAVE - e gavetas e/ou armários para o acondicionamento dos instrumentais estéreis. Este espaço é denominado Central de Esterilização, que deve ter um fluxo unidirecional de trabalho, onde os artigos a serem reprocessados seguem caminho passo a passo sem retorno ou etapas negligenciadas.


De acordo com o CRO, a Central de Esterilização é dividida em várias partes, sendo elas:


I. Pré-lavagem.

II. Lavagem.

III. Secagem / Inspeção visual.

IV. Barreira / Embalagem.

V. Esterilização / Monitoração da esterilização e acondicionamento.


Os itens que indicam CORRETAMENTE as partes da Central de Esterilização são:


A

I, II e IV, apenas.


B

II e III, apenas.


C

II e V, apenas.


D

III, IV e V, apenas.


E

I, II, III, IV e V.

A esterilização de materiais odontológicos deve seguir um passo a passo rigoroso, inclusive, os testes biológicos são cruciais e usados como uma ferramenta de análise da Vigilância Sanitária. É definição de teste biológico:


A

método utilizado para medir a temperatura máxima da autoclave


B

procedimento para verificar a pressão do vapor dentro da autoclave


C

processo que avalia a qualidade do material utilizado na esterilização


D

teste que usa organismos vivos para verificar a eficácia da esterilização

A destruição ou eliminação de formas de vida microbiana se dá por meio de esterilização, através de processos físicos (autoclave) ou químicos. A respeito dos processos de esterilização química, são adequados para uso em odontologia:


A

Álcool 70% e álcool 96%.


B

Soluções de glutaraldeído a 2% e de ácido peracético a 0,2%.


C

Soluções de glutaraldeído a 0,5% e digluconato de clorexidina a 0,12%.


D

Solução de digluconato de clorexidina a 2% e álcool 70%.


E

Solução de hipoclorito de sódio a 2,5% e peróxido de hidrogênio a 35%.

Assinale a alternativa incorreta com relação ao álcool utilizado no processo químico de desinfecção e/ou esterilização:


A

Fácil aplicação e ação rápida.


B

Compatível com artigos metálicos, superfícies e tubetes de anestésicos.


C

Tuberculicida, bactericida, fungicida, viruscida e esporicida.


D

Volátil e inativado por matéria orgânica.


E

Pode ressecar plásticos e pode danificar o cimento das lentes dos equipamentos ópticos.

Em um Centro de Material e Esterilização (CME) que realiza desinfecção química, é imprescindível a monitorização de certos parâmetros para garantir a efetividade dos desinfetantes usados em artigos semicríticos. Qual dos seguintes parâmetros deve ser monitorado pelo menos uma vez ao dia, antes do início das atividades?


A

Temperatura ambiente do local de armazenamento.


B

Concentração do desinfetante.


C

Velocidade de secagem dos materiais após desinfecção.


D

Data de validade dos instrumentos cirúrgicos.


E

Intensidade luminosa na sala de desinfecção.

Em relação às técnicas de processamento de instrumental e esterilização, assinale a alternativa que apresenta a definição correta de indicadores multiparâmetros:


A

Estrutura resistente e dormente formada no interior de algumas bactérias que podem resistir a condições adversas.


B

Instrumento de esterilização através de calor seco.


C

Esterilização por meio de vapores quentes de formaldeído sob pressão.


D

Fitas colocadas nos pacotes que mudam de cor quando expostas a uma combinação de calor, temperatura e tempo; também conhecidos como integradores de processamento.

O glutaraldeído 2,0% a 3,4% é um esterilizante quando materiais previamente limpos são imersos por 10 horas de tempo de contato, mas é um desinfetante de alto nível quando o tempo de contato é inferior a 10 horas.


C

Certo


E

Errado

É CORRETO afirmar acerca da esterilização e da biossegurança na odontologia que


A

o processo de esterilização não é capaz de reduzir a infecção cruzada.


B

a biossegurança é uma medida de controle em relação à contaminação e à disseminação de microrganismos patogênicos.


C

a utilização de equipamentos de proteção individual, vacinação e uso dos materiais estéreis não se relacionam com a biossegurança.


D

o processo de esterilização é contraindicado e ineficiente e não é capaz de eliminar bactérias nem fungos nem esporos.


E

a lavagem e a desinfeção dos materiais são dispensáveis e não se relacionam com a esterilização.

O processamento de artigos compreende a limpeza e a desinfecção e/ou esterilização de artigos. Com relação ao fluxo e processamento de artigos, marque “V” para a(s) assertiva(s) verdadeira(s) e “F” para a(s) falsa(s) e, ao final, responda o que se pede:


( ) A limpeza é a remoção física de sujidades, com o objetivo de reduzir a carga microbiana, a matéria orgânica e os contaminantes de natureza inorgânica, de modo a garantir o processo de desinfecção e esterilização e a redução da vida útil do artigo.

( ) Quando o artigo for fabricado em liga metálica sujeita a corrosão, como o aço carbono, ou apresentar articulações com componentes de ligas metálicas diferentes, há sempre a possibilidade de desenvolver corrosão quando o processo de esterilização for realizado em autoclave.

( ) A desinfecção é definida como um processo físico ou químico que elimina a maioria dos microrganismos patogênicos de objetos inanimados e superfícies, com exceção de esporos bacterianos.

( ) O material, devidamente embalado, deve ser colocado na câmara da autoclave desligada, não ultrapassando 1/3 de sua capacidade total e sem encostar-se às laterais, dispondo-se os pacotes de modo que o vapor possa circular livremente e atinja todas as superfícies do material.


Marque a alternativa que contém a sequência CORRETA de respostas, na ordem de cima para baixo:


A

F, V, V, F.


B

F, F, V, V.


C

F, V, F, F.


D

V, V, V, F.

   
Gerar simulado