

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
As fendas labial e palatina são as anomalias congênitas graves que afetam a região orofacial. Com relação às fendas orofaciais, assinale a alternativa incorreta.
Uma fenda orofacial é um espaço anormal congênito ou separação no lábio superior, no alvéolo ou no palato
A úvula bífida é a forma mais branda da fenda palatina, na qual a úvula é a única estrutura atingida
Crianças acometidas por fendas de palato mole são predispostas a desenvolver infecções do ouvido médio
O indivíduo fissurado comumente exibe protrusão maxilar e uma constrição maxilar transversa, resultantes da contração cicatricial de cirurgias anteriores
As fendas têm sido identificadas como uma característica em diversas síndromes, muitas das quais são raras
De acordo com PROFFIT, o desenvolvimento cognitivo está dividido em quatro períodos principais. Marque a alternativa incorreta:
Período sensorimotor, do nascimento aos 3 anos.
Período de operações formais, dos 11 anos até a idade adulta.
Período de operações concretas, dos 7 aos 11 anos.
Período pré- operacional, dos 2 aos 7 anos.
Limita-se apenas ao esmalte, podendo ficar friável, áspero, com alteração na coloração ou até mesmo se desprender parcial ou totalmente do dente. É correto afirmar que este dado refere-se a:
amelogênese imperfeita.
hipocalcificação do esmalte.
dentinogênese imperfeita.
fluorose.
As imagens a seguir mostram as etapas de formação de um dente decíduo. Analise-as.

Qual é o estágio de formação indicado pela letra C?
Iniciação.
Aposição e mineralização.
Proliferação (estágio de capuz).
Histodiferenciação e morfodiferenciação (estágio de campânula).
vários distúrbios genéticos têm sido associados ao desenvolvimento de Periodontite. Sendo assim, assinale a opção que apresenta a síndrome autossômica recessiva causada por mutações do gene da Catepsina C, localizado no cromossomo 11q14, que possui como manifestações clínicas periodontite, perda dos dentes decíduos e permanentes, ceratodermia difusa nas palmas das mãos e nas plantas dos pés, joelhos ou ambos.
De Cohen.
De Chédiak-Higashi.
Da Histiocitose.
De Papillon-Lefêvre.
De Ehlers-Danlos.
Sobre a embriogênese assinale a alternativa que indica um osso derivado do primeiro arco branquial e que a partir da sexta semana de vida intra-uterina começa a ossificar-se antes de qualquer outro osso do organismo, com exceção da clavícula:
Maxila.
Esfenoide.
Mandíbula.
Etmoide.
Palatino.
Quanto ao desenvolvimento da língua, pode-se afirmar que as sua musculatura se origina dos miotomos occipitais:
Da quarta semana.
Da quinta semana.
Da sexta semana.
Da oitava semana.
Segundo PROFFIT (2013), são características faciais da Síndrome Fetal Alcoólica (SFA), exceto:
Base do nariz achatada
Lábio superior fino.
Fissuras palpebrais longas.
Micrognatia.
Constituem as 4 zonas histopatológicas de porosidade relacionadas com a lesão de cárie todas citadas abaixo, EXCETO:
zona translúcida
zona intermediária
zona escura
corpo da lesão
camada superficial
Dentre as substâncias teratogênicas que afetam o desenvolvimento dentofacial, assinale de acordo com PROFFIT (2013) a alternativa da substância que tem como efeito teratogênico a fissura palatal:
Nitrosaminas
6-Mercaptopurina
Acroleína
Aflatoxina
De acordo com White e Pharoah (2015), a hipoplasia ou ausência do osso zigomático, hipoplasia da porção lateral da órbita, subdesenvolvimento da mandíbula, malformação das orelhas externas, ausência do canal auditivo externo e fendas faciais ocasionais são características associadas a que síndrome?
Pierre Robin.
Crouzon.
Treacher Collins.
Apert
Hallerman-Streiff
O epitélio oral é um tecido do tipo
liso e cuboide.
cuboide e não queratinizado.
pavimentoso, cuboide e queratinizado.
pavimentoso, estratificado e queratinizado.
estriado e cuboide.
Segundo PROFFIT (2013), o crescimento da mandíbula continua em um ritmo relativamente estável antes da puberdade. Na média a altura do ramo aumenta___________ por ano e o comprimento do corpo aumenta__________ por ano.
Marque a alternativa que completa a sentença com as informações corretas.
0 a 1 mm – 1 a 2 mm.
0 a 1 mm – 2 a 3 mm.
1 a 2 mm – 3 a 4 mm.
1 a 2 mm – 2 a 3 mm.
Assinale a alternativa incorreta em relação ao crescimento facial pré-natal, segundo MOYERS (1991):
A diferenciação da face humana ocorre entre a quarta e a sexta semana após a fertilização.
Na quarta semana após a concepção, segmentam-se a futura face e a região do pescoço, localizadas sob o prosencéfalo do embrião humano.
As glândulas salivares parótidas e submandibular no tecido conjuntivo da bochecha em desenvolvimento aparecem na sexta semana.
A massa do músculo facial, denominado subcutâneo do colo, aparece na quarta semana, na porção ventrolateral do arco hioídeo, exatamente abaixo da superfície da pele.
O complexo dentina-polpa é uma entidade embriológica e funcional. O órgão pulpar é constituído por um tecido conjuntivo frouxo especializado. Apartir dessa afirmativa, são cuidados que devemos ter durante o preparo cavitário, EXCETO:
Profundidade do preparo: quanto mais profundo o preparo, maior o risco de repercussões pulpares.
Durante a secagem da cavidade deve-se evitar o uso prolongado de seringas de ar a fim de evitar o deslocamento de odontoblastos.
A limpeza da cavidade não tem implicação na adaptação do material da dentina remanescente.
Cada porção de dentina excisada significa milhares de túbulos dentinários abertos.
Preparos realizados sob pouca refrigeração levam a um atrito prolongado e geram calor que pode causar necrose da polpa.