

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.


Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Com base nos conhecimentos sobre as diferentes espécies de próteses, assinale a alternativa que descreve corretamente a característica da Prótese Total:
Prótese removível que substitui todos os dentes de uma arcada dentária.
Prótese que substitui apenas um ou dois dentes da arcada dentária.
Prótese fixa que substitui apenas os dentes superiores da arcada dentária.
Prótese indicada para pacientes que não têm perda dentária.
Prótese indicada apenas para jovens com dentes em desenvolvimento.
As coroas totalmente cerâmicas são indicadas em reabilitações protéticas quando se busca maior estética, especialmente em dentes anteriores, enquanto as coroas metalocerâmicas são indicadas em regiões posteriores devido à maior resistência.
Certo
Errado
A Lei nº 6.710, de 5 de novembro de 1979, diz que o exercício da profissão de técnico em prótese dentária, em todo o território nacional, somente será permitido aos profissionais inscritos no Conselho Regional de Odontologia da jurisdição em que exerçam a profissão.
Com relação à regulamentação da profissão de técnico em prótese dentária, avalie se são vedadas ao profissional as seguintes práticas:
I. prestar, sob qualquer forma, assistência direta a pacientes;
II. manter, em sua oficina, equipamentos e instrumental específico de consultório dentário;
III. fazer propaganda de seus serviços ao público em geral.
É de fato vedado ao profissional o que se afirma em
I, II e III.
I e II, apenas.
I e III, apenas.
II e III, apenas.
I, apenas.
O Técnico em Prótese Dentária (TPD) e o Auxiliar em Prótese Dentária (APD) são profissionais de Odontologia que devem seguir o Código de Ética Odontológica que normatiza a profissão.
As opções a seguir apresentam deveres do TPD e APD, à exceção de uma. Assinale-a.
Assegurar as condições adequadas para o desempenho ético-profissional, quando investido em função de direção ou responsável técnico.
Manter atualizados os conhecimentos profissionais, técnicos – científicos e culturais necessários ao pleno desempenho do exercício profissional.
Sempre fazer referência a casos clínicos, principalmente nas redes sociais, independentemente da autorização.
Comunicar os Conselhos Regionais sobre atividade que caracterizem o exercício ilegal da profissão.
Zelar pela harmonia de classe.
O exercício da Odontologia está sujeito aos princípios da ética profissional e das legislações específicas. De que forma o cirurgião-dentista protesista deve conduzir-se para respeitar esses princípios?
Estabelecer um plano de tratamento pautado em evidências clínicas e dialogado com o paciente, assegurando sigilo das informações, clareza nas limitações terapêuticas e integridade na comunicação dos prognósticos.
Restringir a apresentação integral do plano reabilitador e dos custos envolvidos, priorizando estratégias comerciais que estimulem decisões imediatas sem exposição completa dos dados.
Adotar discursos voltados à infalibilidade dos procedimentos protéticos, minimizando riscos inerentes à prática clínica como forma de reforçar segurança aparente e fidelizar o paciente.
Divulgar imagens clínicas, escaneamentos e resultados protéticos de pacientes em plataformas digitais, fundamentando-se em finalidades didáticas, ainda que sem anuência formal dos envolvidos.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Associe a segunda coluna de acordo com a primeira, que relaciona a classificação das arcadas parcialmente edêntulas segundo Kennedy e suas respectivas descrições:
Primeira coluna: classificação
1.Classe I.
2.Classe II.
3.Classe III.
4.Classe IV.
Segunda coluna: descrição
(__)Edêntulo intercalar.
(__)Edêntulo posterior bilateral.
(__)Edêntulo posterior unilateral.
(__)Edêntulo anterior.
Assinale a alternativa que apresenta a correta associação entre as colunas:
4 − 2 − 1 − 3.
3 − 2 − 4 − 1.
2 − 3 − 1 − 4
3 − 1 − 2 − 4.
1 − 4 − 2 − 3.
Assinale a alternativa correta em relação aos objetivos que podem ser alcançados com a confecção de próteses temporárias:
Auxiliam na avaliação dos pilares preparados quanto ao paralelismo e ao espaço requerido.
Comprometem a integridade gengival.
Causam dificuldades na fonação
Prejudicam o convívio social em função da não manutenção da estética.
Interferem na manutenção da estabilidade oclusal.
Assinale a alternativa que melhor representa a importância do uso do articulador semi-ajustável na confecção de trabalhos protéticos.
Permite a reprodução dos movimentos mandibulares do paciente, otimizando o ajuste oclusal das próteses.
Elimina completamente a necessidade de ajustes oclusais em boca.
Serve apenas como suporte para armazenar os modelos de gesso.
É utilizado exclusivamente em próteses removíveis parciais.
Possibilita obter a forma e seleção de cor dos dentes artificiais.
A maxilectomia nem sempre acarreta deficiência de funcionalidade na cavidade bucal, seja parcial, seja total. As comunicações geradas devem ser fechadas e, para tanto, utiliza-se obturador palatino, que é um dispositivo protético que substitui a área ausente, obliterando a comunicação existente, e que pode estar associado à armação de prótese parcial removível ou à base de uma prótese total ou parcial removível. Com a confecção e instalação de tal dispositivo, as funções orais são reestabelecidas e a face ganha suporte novamente, o que torna possível que seu contorno volte ao normal.
Certo
Errado
Ao realizar um tratamento reabilitador em dentes posteriores, o cirurgião-dentista coloca o paciente na posição ereta e realiza testes fonéticos. Solicita que pronuncie palavras com a letra “S”. Caso o paciente acuse contato dentário durante o teste, o profissional determina a
posição da relação de oclusão cêntrica.
posição da dimensão vertical de oclusão.
existência de invasão do espaço funcional livre.
coincidência da relação central com a máxima interscupidação.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
No que tange às próteses dentárias é correto afirmar, exceto:
Quando colocada a prótese, esta se integra de maneira superficial à arcada dentária, fazendo com que a pessoa tenha sua autoestima elevada.
A prótese dentária auxilia na melhoria da mastigação, tendo em vista que a falta de um dente é algo prejudicial para o organismo, causando ineficiência do sistema mastigatório.
É possível que a pessoa se comunique com dificuldade após a perda de algum dente, se ela não for reparada por uma prótese dentária.
Contribui para o alinhamento dos dentes, uma vez que a colocação de prótese dentaria permite que os dentes naturais não sejam prejudicados.
O uso de prótese dentária permite que o paciente tenha restabelecidas as funções e os hábitos simples, os quais estavam comprometidos com a falta de um ou mais dentes.
Segundo Telles (2010), é indicação para o uso temporário de materiais de revestimento resilientes em próteses totais:
crista alveolar reabsorvida ou atrofiada.
superficialidade do nervo mentoniano.
proeminências ósseas extensas.
estabilização de bases de prova.
instabilidade dimensional.
Na avaliação pré-protética, qual a importância estético-funcional da borda incisal?
Suporte para a musculatura perilabial.
Determina a posição da mandíbula na relação cêntrica.
Possibilita a desoclusão dos dentes posteriores durante os movimentos excursivos.
Garante a harmonia do sorriso na relação lábio superior e inferior.
Permite a fonação adequada do som de M, S e V.
Assinale a alternativa que melhor conceitua um pôntico.
É um espaço em forma de dente em um alinhador criado no espaço deixado pelos dentes ausentes.
É definido como um dente artificial sobre uma prótese dentária fixa, que substitui um dente natural perdido, restaurando sua função e estética.
Os pônticos são aqueles representados em setups como dentes translúcidos.
Os pônticos são aqueles usados para espaços grandes, especialmente nos segmentos posteriores, em que vários dentes estão ausentes e a funcionalidade e estabilidade do alinhador são priorizadas em relação à estética do paciente.
O pôntico é representado no setup como uma barra translúcida ou, em alguns casos, como uma zona de gengiva mais alta e reta no osso alveolar.
Em arcadas que necessitam uma moldagem de área edêntula e com dentes, a técnica de moldagem com moldeira individual é uma boa opção. Nessa técnica há uma etapa em que se realiza um selado periférico com____________________ nas bordas da moldeira.
Assinale a alternativa que corretamente preenche a lacuna no excerto:
Cera rosa n.º 7.
Cera utilidade.
Resina acrílica.
Godiva em bastão.
Guta percha.


Seu próximo nível começa aqui

Seu próximo nível começa aqui
Destrave a preparação completa para sua aprovação. Com a Assinatura Ilimitada, você estuda com os melhores professores do Brasil e todos os recursos Gran.
Ao receber um molde para prótese unitária anterior, deve-se observar se a prótese será ___ou parafusada, se o pilar é personalizado ou ___, se ___ ou padrão, se será confeccionada diretamente sobre o implante ou ___, se será confeccionada em ___ ou metalocerâmica.
Assinale a alternativa que preencha as lacunas do texto apresentado.
Abutment/Pilar, cimentada, pré-fabricado, antirrotacional, material livre de metal.
Antirrotacional, pré-fabricada, cimentada, abutment/pilar, material livre de metal.
Antirrotacional, material livre de metal, cimentada, préfabricado, abutment/pilar.
Cimentada, pré-fabricado, antirrotacional, abutment/pilar, material livre de metal.
Cimentada, pré-fabricado, abutment/pilar, antirrotacional, material livre de metal
Considerando os tipos de Próteses Dentárias, incluindo os tipos removíveis e fixos, e os objetivos específicos de cada uma?
As próteses totais removíveis substituem toda a arcada dentária e são fixadas de forma permanente na boca, não podendo ser removidas pelo paciente.
As próteses parciais fixas substituem um ou mais dentes perdidos e são fixadas com grampos, podendo ser removidas facilmente pelo paciente para higienização.
As facetas dentárias são próteses usadas para recuperar dentes totalmente | perdidos, substituindo toda a arcada dentária de forma permanente.
As próteses totais sobre implantes, como o protocolo e overdenture, são utilizadas para recuperar todos os dentes, sendo que a prótese protocolo requer mais implantes e não pode ser removida pelo paciente.
As próteses parciais removíveis substituem toda a arcada dentária e são fixadas com dentes artificiais, mas podem ser removidas apenas para ajustes e consultas.
Sobre as próteses unitárias em metalocerâmica, podemos afirmar:
a espessura do coping pode variar de acordo com o material utilizado para a sua confecção.
o coping deve seguir a anatomia do dente com sulcos principais e secundários pronunciados.
o contato oclusal deve ser ajustado para ocorrer na junção metal-cerâmica nas próteses metalocerâmicas anteriores.
a cerâmica deve apresentar espessura mínima de 2,5 mm nas áreas de maior contato oclusal.
os ângulos internos que serão recobertos pela cerâmica devem ser vivos e de preferência em 90º.
O preparo de dentes é uma etapa do tratamento protético que consiste em reduzir a estrutura coronal por meio de desgastes seletivos de esmalte e dentina, na quantidade e na forma predeterminadas, com a finalidade de criar espaço para que o material restaurador possa viabilizar a reabilitação da estética, da forma e da função de uma ou mais coroas dentárias. Segundo a afirmação acima, analise as seguintes assertivas:
I- A resistência é obtida pelo contato das paredes internas da coroa com as superfícies do dente preparo, determinando uma área que propicia retenção friccional à prótese e que impede seu deslocamento no sentido gengivo-oclusal, quando é submetida à ação de forças de tração.
II- Preparar as faces axiais com uma única inclinação é um erro muito comum, que leva as paredes axiais a apresentarem ângulos maiores que 10 graus, com consequências negativas para a retenção da prótese.
III- Se o dente estiver mal posicionado, o preparo deve corrigir esta deficiência, para que a prótese apresente retenção, sem sobrecontorno, ou fora de posição em relação aos dentes vizinhos.
IV- O término cervical tipo chanfrado necessita de maior quantidade de desgaste nas faces axiais, incisais e oclusal, e pode apresentar maior dificuldade de escoamento do cimento.
É CORRETO o que se afirma apenas em:
I e IV.
III.
II e III.
I e III.
II e IV.
O método da cera perdida para a confecção de próteses de metal requer a utilização de um padrão de cera, esculpido na dimensão exata da prótese a ser construída.
Acerca do tema, analise o esquema a seguir da representação de um molde de fundição:

Fonte: livro Phillips Materiais Dentários (2023)
Assinale a opção que apresenta corretamente as estruturas indicadas pelas letras A, B, C e D.
A - Cadinho; B - Canal de alimentação (sprue); C - Cavidade formada por padrão de cera após a queima; D - Reservatório.
A - Revestimento; B - Canal de alimentação (sprue); C - Forro; D - Reservatório.
A - Cadinho; B - Anel de fundição; C - Cavidade formada por padrão de cera após a queima; D - Canal de alimentação (sprue).
A - Canal de alimentação (sprue); B - Revestimento; C - Forro; D - Reservatório.
A - Anel de fundição; B - Forro; C - Cavidade formada por padrão de cera após a queima; D - Reservatório.


Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.