

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Marque a alternativa CORRETA que lista materiais utilizados na confecção de restaurações diretas em resina composta.
Ácido fosfórico e adesivo dentinário.
Ácido fluorídrico e pedra-pomes.
Ácido clorídrico e alginato.
Ácido poliacrílico e godiva.
Para a realização de restaurações com resinas compostas nanohíbridas, é necessário o condicionamento ácido das superficies dentárias. Sendo assim, o material utilizado é:
Ácido fluoridrico 10%.
Ácido fosfórico 37%.
Ácido poliacrilico 25%.
Clorexidine 0,12%.
A resina composta é um material usado na odontologia com a finalidade de restaurar (estética e funcionalmente) os dentes. É considerado um material restaurador estético, por aproximar-se bastante das características naturais dos dentes, e estão indicadas para restaurar dentes anteriores e posteriores. Resumidamente enumere cronologicamente os passos do protocolo clínico para o uso das resinas compostas em restauração direta:
( ) Aplicação do sistema adesivo.
( ) Aplicação de ácido fosfórico a 37%.
( ) Secagem.
( ) Aplicação da resina composta de forma incremental.
( ) Lavagem da superfície.
( ) Fotopolimerização da resina composta.
( ) Acabamento e polimento.
Assinale a alternativa que corresponda a sequência CORRETA:
2, 1, 3, 2, 6, 5, 7.
1, 2, 3, 5, 4, 6, 7.
1, 3, 5, 2, 4, 6, 7.
4, 1, 3, 5, 2, 6, 7.
2, 3, 1, 5, 2, 6, 7.
A resina composta é um compósito formado por uma matriz orgânica, uma matriz inorgânica e um agente de união.
A esse respeito, associe as colunas, relacionando corretamente a composição ao seu respectivo componente.
COMPOSIÇÕES COMPONENTES
(1) Diluente ( ) Sílica coloidal.
(2) Agente de união ( ) Organossilano.
(3) Sistema iniciador/ativador ( ) Canforoquinona.
(4) Matriz polimérica orgânica ( ) Bis-GMA (Bisfenol glicidil metacrilato).
(5) Partícula de carga inorgânica ( ) TEGDMA (Trietileno-glicol dimetacrilato).
A sequência correta é
(1); (3); (2); (4); (5).
(1); (4); (2); (5); (3).
(5); (2); (3); (4); (1).
(5); (3); (2); (1); (4).
Dentre as opções abaixo, qual não faz parte do Sistema Tridimensional da Cor utilizado para resinas?
Opalescência
Matiz
Croma
Valor
Nenhuma das Anteriores
As resinas compostas possuem diversas aplicações clínicas, como materiais restauradores, agentes de cimentação, restaurações indiretas, pinos endodônticos entre outros. Essa versatilidade faz deste um material amplamente utilizado na clínica odontológica. Assim, materiais restauradores à base de resina composta, possuem a matriz resinosa, a carga e o agente de união como componentes principais. Atentando para a composição da matriz resinosa, o monômero utilizado com a finalidade de ser um controlador de viscosidade é:
trietileno glicol dimetacrilato.
canforoquinona.
uretano dimetacrilato.
hidroquinona.
bisfenol-A glicidil metacrilato.
São vantagens da utilização das resinas compostas nas restaurações, EXCETO:
Apresenta no resultado final uma boa estética.
É uma técnica conservadora e simples.
Não requer um preparo cavitário específico.
Requer curto espaço de tempo para a inserção na cavidade.
As resinas compostas odontológicas, em sua composição, apresentam partículas de reforço e carga que proporcionam resistência mecânica ao material restaurador. Trata-se de exemplo dessas partículas:
Grupos carboxílicos.
Silano.
UDMA.
Cálcio.
Nanosílica.
Analise as afirmativas a seguir:
I. Empregam-se dois tipos de resina na restauração de dentes anteriores fraturados, sendo uma híbrida para reproduzir a superfície lingual, palatal, proximais e toda área correspondente à dentina, e outra de micropartículas para reproduzir a porção equivalente a esmalte vestibular. Cada incremento é polimerizado por 20 segundos, a última camada que é a da superfície vestibular com a resina de micropartícula se polimeriza por 40 segundos. Feita inserção e a polimerização das resinas, se retira o isolamento absoluto e se faz o controle da oclusão.
II. O regime mais eficaz com os anti-inflamatórios não esteroides (ou AINEs) é o de analgesia preventiva, introduzido imediatamente após a lesão tecidual, porém antes do início da sensação dolorosa. Em termos práticos, a primeira dose é administrada ao final do procedimento (paciente ainda sob os efeitos da anestesia local), seguida das doses de manutenção, por curto período de tempo. A duração do tratamento com os AINEs deve ser estabelecida por um período máximo de 48 a 72 horas.
III. O clareamento interno diz respeito ao procedimento clareador realizado internamente, através do acesso à câmara pulpar, em dentes desvitalizados. Nessa situação (técnica fotocatalítica para dentes despolpados), os pigmentos estão acessíveis na dentina e o peróxido de hidrogênio está diretamente em íntimo contato com o tecido dentinário manchado. A aceleração da decomposição do agente clareador pode ser feita com fontes de energia com muito cuidado, pois o excesso de energia (“calor”) pode gerar grande quantidade de radicais livres.
Marque a alternativa CORRETA:
Nenhuma afirmativa está correta.
Apenas uma afirmativa está correta.
Apenas duas afirmativas estão corretas.
Todas as afirmativas estão corretas.
As resinas compostas são materiais utilizados em odontologia com finalidade restauradora tanto em dentes anteriores quanto posteriores.
Assinale a alternativa correta sobre a técnica de utilização desse material.
A aplicação de ácido fosfórico na concentração de 87% está indicada apenas nas restaurações realizadas em dentes anteriores.
A fotopolimerização deve acontecer somente no momento final da restauração, por apenas 5 segundos.
Por ser um material plástico, não há necessidade de utilizar nenhum tipo de sistema adesivo previamente à inserção da resina composta na cavidade.
O polimento da restauração com discos de polimento, borrachas abrasivas, feltros e pastas abrasivas e de polimento devem ser realizados, de preferência, na mesma consulta em que a restauração foi realizada.
As resinas compostas convencionais devem ser aplicadas na cavidade de maneira incremental com incrementos pequenos.
Sobre o atributo “Croma” das resinas compostas, avalie as afirmativas abaixo em Verdadeira (V) ou Falsa (F):
I – O Croma é a variação da cor, ou seja a saturação
II – Na escala Vita é representada pelas letras A a D
III – Na escala Vita é representada pelos números 1 a 4
Marque abaixo a opção correta, respectivamente:
I – V; II – V; III – V
I – F; II – F; III – V
I – F; II – V; III – F
I – V; II – V; III – F
I – V; II – F; III – V
Durante o exame clínico, um cirurgião-dentista constatou que o primeiro molar superior direito de um paciente de 26 anos apresentava uma lesão de cárie; o tratamento adequado seria a restauração com resina composta. Considerando a idade do paciente e a profundidade da lesão, optou-se pelo uso de um material para proteção pulpar. Considerando as características ideais deste material, assinale a alternativa INCORRETA.
O material deve ser biocompatível.
O material deve ser solúvel no meio bucal.
O material deve ser isolante térmico ou elétrico.
O material deve estimular a esclerose dentinária subjacente à zona da lesão.
A evolução das propriedades físicas das resinas compostas, aliadas às suas características de estética e preservação de tecido dentário sadio, consolidou o uso destes materiais restauradores em dentes posteriores, permitindo uma abordagem mais precoce e conservadora das lesões de cárie. Sobre as vantagens da resina sobre o amálgama, descritas abaixo, assinale a alternativa incorreta.
Ausência de contaminação com fluidos bucais
Preservação da estrutura dental
Possibilidade de reparo
Manutenção periódica
Resultado estético satisfatório
Sobre a abordagem clínica da doença cárie e suas consequências em Odontopediatria, assinale a alternativa que apresenta o melhor material restaurador para lesões de cárie extensas (ICDAS 6) em dentes decíduos posteriores.
Amálgama.
Cimento de ionômero de vidro convencional.
Cimento de ionômero de vidro modificado por resina.
Cimento de ionômero de vidro de alta viscosidade.
Resinas compostas.
Sobre resinas compostas:
I. As resinas compostas de micropartículas apresentam cerca de 60 a 65% vol. de partículas de quartzo. Suas propriedades mecânicas são adequadas, porém, as mesmas apresentam pouca lisura superficial em função do tamanho de suas cargas;
II. Resinas compostas de micropartículas apresentam baixo conteúdo de cargas, 20 a 55% vol., o que resulta em fracas propriedades mecânicas, porém, o pequeno tamanho das partículas de sílica coloidal e pré-polimerização favorece um bom polimento, resultando em brilho e lisura;
III. Resinas compostas nanoparticuladas apresentam partículas de zircônia/sílica em 65 a 75% vol. Suas propriedades mecânicas são superiores e o polimento bom, logo, esses materiais podem ser empregados em dentes anteriores e posteriores.
Podemos afirmar que:
Todos os itens estão corretos.
Apenas os itens I e II estão corretos.
Apenas os itens II e III estão corretos.
Apenas os itens I e III estão corretos.
Sobre as resinas compostas é incorreto:
As resinas de micropartículas, com partículas de carga de aproximadamente 0,04 micrômetros de diâmetro (sílica coloidal) e cerca de 50% de concentração por peso, se caracterizam por serem extremamente políveis, vítreas e estéticas.
As resinas de micropartículas têm a impropriedade quanto a sua fragilidade e pequena resistência a fratura e desgaste em processo de fadiga.
As resinas híbridas se caracterizam por possuírem uma maior quantidade de carga, sendo pelo menos uma delas a sílica coloidal, chegando a uma concentração de 70 a 90%, por peso.
As resinas híbridas do tipo flow podem chegar a concentrações maiores.
A adesão é um dos pontos primordiais para a longevidade de uma restauração em resina composta.
O correto procedimento de preparo do dente para receber uma restauração em resina envolve
manutenção da superfície condicionada limpa e livre de contaminações.
condicionamento com ácido fluorídrico 37,5%.
aplicação de silano (agente de união).
aplicação de verniz cavitário.
aplicação de laserterapia para diminuir a sensibilidade.
Segundo a bibliografia recomendada — Odontologia Restauradora – Fundamentos e Técnicas — as resinas compostas fotopolimerizaveis possuem, essa denominação, pois possuem em sua composição, quatro (04) componentes principais, que são:
Matriz orgânica(ex.:Bis-GMA,UDMA), matriz inorgânica (partícula de carga), agente de união (álcool) e ativador (canforoquinona).
Matriz orgânica (partícula de carga), matriz inorgânica (ex.:Bis-GMA, UDMA), agente de união (silano)e ativador (amina+peróxido).
Matriz orgânica (ex.: Bis-GMA, UDMA), matriz inorgânica (partícula de carga), agente de união (silano) e ativador (canforoquinona).
Matriz orgânica(ex.:Bis-GMA,UDMA), matriz inorgânica (partícula de carga), agente de união (silano) e ativador (amina terciaria).
Matriz orgânica (partícula de carga), matriz inorgânica (ex.:Bis-GMA, UDMA), agente de união (silano)e ativador (canforoquinona).
As resinas compostas são materiais restauradores diretos amplamente utilizados na odontologia.
Em relação às resinas compostas, é correto afirmar que a matriz resinosa é responsável pela
redução da contração de polimerização.
diminuição da absorção de água.
radiopacidade do material.
formação de estruturas poliméricas.
Assinale a opção que não pode ser atribuída às resinas compostas:
Resistentes ao desgaste
A ação da luz, temperatura e tempo, podem causar a polimerização espontânea da matriz orgânica, diminuindo suas propriedades.
Também são classificadas quanto ao tamanho de suas partículas.
Quanto menor o tamanho das partículas, maior a lisura superficial
NDA.