

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Sobre o Programa Brasil Sorridente, assinale a alternativa CORRETA:
I.Constitui-se em uma série de medidas que visam a garantir ações de promoção, prevenção e recuperação da saúde bucal dos brasileiros, fundamental para a saúde geral e qualidade de vida da população.
II.Seu principal objetivo é a reorganização da prática e a qualificação das ações e serviços oferecidos, reunindo uma série de ações em saúde bucal voltada para os cidadãos de todas as idades, com ampliação do acesso ao tratamento odontológico gratuito aos brasileiros por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).
III.As principais linhas de ação do programa são a reorganização da atenção básica em saúde bucal (principalmente com a implantação das equipes de Saúde Bucal eSB na Estratégia Saúde da Família ESF), a ampliação e qualificação da atenção especializada (especialmente com a implantação de Centros de Especialidades Odontológicas CEO e Laboratórios Regionais de Próteses Dentárias) e a viabilização da adição de flúor nas estações de tratamento de águas de abastecimento público.
Após análise, marque a opção CORRETA.
Todas as alternativas estão corretas.
Somente a alternativa III, está correta.
Somente as alternativas I e III, estão corretas.
Somente a alternativa I, está incorreta.
Com relação à atuação da Equipe de Saúde Bucal na Estratégia Saúde da Família, analise as afirmativas a seguir.
I. Representa uma reorientação do processo de trabalho e da própria atuação da saúde bucal no âmbito dos serviços de saúde.
II. Exige a conformação de uma equipe de trabalho que participe da gestão dos serviços para dar resposta às demandas da população.
III. Seu processo de trabalho fundamenta-se em princípios como: universalidade, equidade, integralidade da atenção, trabalho em equipe, humanização da atenção, responsabilização e vínculo.
Está correto o que se afirma em
I, apenas.
II, apenas.
III, apenas.
I, II e III.
II e III, apenas.
Considerando os indicadores de saúde bucal adotados no PREVINE BRASIL, assinale o índice que faz parte desse monitoramento:
raspagem e controle periodontal da gestante.
consulta odontológica de pré-natal.
índice de teste da linguinha.
índice de exodontias/população atendida.
índice de escovação supervisionada.
A região com menor número de usuários de qualquer tipo de prótese dentária superior é a Região Norte.
Certo
Errado
Analise as assertivas abaixo sobre o acesso às ações e aos serviços de saúde bucal na atenção básica:
I. O primeiro contato significa acessibilidade e utilização dos serviços pelos usuários, para cada problema novo ou para cada novo episódio de um mesmo problema. Um serviço é a porta de entrada quando a população e a equipe o identificam como o primeiro recurso de saúde a ser buscado quando há necessidade/problema de saúde.
II. O acesso sócio-organizacional envolve características relacionadas à distância e aos meios de transporte a serem utilizados para obter o cuidado.
III. É importante a equipe de saúde bucal observar horário de funcionamento, a forma de marcação de consulta e a presença de longas filas, pois essas características da unidade de saúde podem significar barreiras ao acesso. Torna-se necessário, portanto, que a equipe de Saúde Bucal, em conjunto com os demais profissionais, reflita sobre o acesso da população aos serviços ofertados e sobre os possíveis fatores que possam favorecer ou dificultar a entrada do usuário na UBS.
Quais estão corretas?
Apenas I.
Apenas II.
Apenas III.
Apenas I e III.
Apenas II e III.
As referências e contra referências são extremamente importantes para orientação dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente em situações que o cirurgião-dentista da Unidade Básica de Saúde (UBS) necessita encaminhar o usuário para um Centro de Especialidade Odontológica (CEO). Sobre os critérios de referência ao CEO, analise as assertivas e assinale a alternativa correta.
I. O agendamento deve ser realizado respeitando os critérios de cada município e da gerência do CEO.
II. Os casos de urgência somente são solucionados no CEO.
III. O usuário pode ser encaminhado com dor e com ações realizadas para controle da infecção bucal.
IV. Pacientes com estado de saúde geral que comprometa o tratamento odontológico devem primeiramente ser estabilizados na Unidade Básica de Saúde para posterior encaminhamento.
V. O encaminhamento deverá ser feito por meio de formulários de referência/contra- referência, acompanhados ou não de exames complementares e radiografias.
Apenas I e II estão incorretas.
Apenas II e III estão incorretas.
Apenas III e IV estão incorretas.
Apenas IV e V estão incorretas.
Aplicar medidas de biossegurança no armazenamento, transporte, manuseio e descarte de produtos e resíduos odontológicos compete ao CD.
Certo
Errado
Referente ao Sistema Único de Saúde (SUS), sobre o que dispõe a Lei n°8.080, de 19 de setembro de 1990?
Preconiza a atenção básica em saúde baseada em pirâmides sociais, preconizando o atendimento da classe mais alta mesmo em tratamentos eletivos
Dispõe de novas condições para promoção e recuperação da saúde, sendo válida apenas nos estados que aprovarem as novas diretrizes.
Retirou do Estado o dever de prover as condições favoráveis para o exercício dos serviços a saúde, passando assim os municípios a adotarem planos individuais e mantê-los por conta própria.
Sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.
Compete à Gerência de Serviços da Atenção Primária à Saúde (GSAP) do território monitorar os encaminhamentos a outros níveis de atenção realizados em sua unidade e tomar providências para que todas as equipes apresentem níveis de resolutividade superiores a 85%.
Certo
Errado
O Sistema Único de Saúde é formado pelo conjunto de ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público.
Analise as diretrizes a seguir.
I. Universal, permitindo o acesso irrestrito a todos os brasileiros;
II. Integral, oferecendo todos os tipos de serviços, voltados à promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamento e reabilitação;
III. Descentralizado, com ênfase na gestão municipal (local);
IV. Com participação e controle da comunidade;
São diretrizes do Sistema Único de Saúde
I e II, apenas.
I e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Durante anos, a Odontologia esteve à margem das políticas públicas de saúde. O acesso dos brasileiros à Saúde Bucal era extremamente difícil e limitado, fazendo com que as pessoas se acostumassem a só procurar atendimento odontológico em casos de dor. Para mudar esse quadro, em 2003 o Ministério da Saúde lançou a Política Nacional de Saúde Bucal – Programa Brasil Sorridente. Uma das ações desse programa é a implantação do Centro de Especialidade Odontológica (CEO), que deve oferecer minimamente as especialidades. Sobre este assunto, assinale a alternativa incorreta.
Diagnóstico bucal, com ênfase no diagnóstico e detecção do câncer bucal
Periodontia especializada
Odontopediatria
Endodontia
A despeito dos avanços promovidos pela Política Nacional de Saúde Bucal, o acesso ao tratamento odontológico ainda é um problema para a grande maioria da população. A utilização do tratamento restaurador atraumático (TRA) tem sido uma alternativa para ampliar a oferta de cuidado e a melhoria das condições de saúde bucal. São características do TRA:
I Preservar a estrutura dentária sadia.
II Atender a crianças menores de 12 anos de idade.
III Tem menor custo que a técnica convencional.
IV É realizado dentro ou fora do ambiente clínico.
V É considerado uma técnica de adequação do meio bucal.
As características I, III e IV estão corretas.
As características II, III e V estão corretas.
As características III e IV estão corretas.
Somente a característica V está correta.
Todas as características estão corretas.
São exemplos de pontos de atenção à saúde: os domicílios, as Unidades Básicas de Saúde, as Unidades Ambulatoriais Especializadas, os centros de apoio psicossocial e as residências terapêuticas.
Certo
Errado
O desenvolvimento de ações na perspectiva do cuidado em saúde bucal incorpora os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS): universalidade, integralidade e equidade.
Certo
Errado
A RAS é estratégia para superar a fragmentação da atenção e da gestão nas regiões de saúde e aperfeiçoar o funcionamento político-institucional do SUS, para assegurar ao usuário ações e serviços efetivos e eficazes.
Certo
Errado
O conhecimento da realidade em que o profissional atuará é o primeiro passo para o planejamento e a programação das ações. Acerca do assunto, analise as assertivas abaixo considerando V para verdadeiro e F para falso, e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta.
_
( ) Durante a realização do diagnóstico, o responsável pela saúde bucal da região deve subsidiar a equipe com informações gerais e específicas da sua área.
( ) Além de conhecer as diretrizes municipais estabelecidas para o cuidado em saúde bucal, caso existam, para que as equipes possam atuar no território é necessário que possuam informações demográficas, socioeconômicas e de saúde do local.
( ) Como elementos específicos, identificam-se a existência de rede pública de abastecimento de água tratada, sua cobertura populacional e presença de fluoretação em teor ótimo para a região; o acesso a outros métodos sistêmicos de uso do flúor; a existência de indicadores epidemiológicos.
F / V / V
V / F / V
V / V / F
V / V / V
A paciente foi encaminhada a outros níveis de atenção porque a APS é a porta de entrada preferencial para os serviços de saúde e responsável pelo ordenamento do percurso do usuário na rede de atenção.
Certo
Errado
A estratégia de Saúde da Família (ESF) é um programa que prioriza as ações de promoção, proteção e recuperação da saúde dos indivíduos e da família, do recém nascido ao idoso, sadios ou doentes, de forma integral e continua. A inclusão das ações de saúde bucal na Estratégia de Saúde da Família tem como principais objetivos, exceto:
Melhorar as condições de saúde bucal da população brasileira;
Orientar as praticas de atenção à saúde bucal, por meio da estratégia de organização da Atenção Básica preconizada pela Estratégia da Saúde da Família;
Assegurar o acesso progressivo de todas as famílias residentes nas áreas cobertas pelas equipes de saúde da família às ações de promoção, de prevenção e de assistência em saúde bucal;
Avaliar os padrões de qualidade e o impacto das ações de saúde bucal desenvolvidas, independente dos princípios da ESF da Atenção Básica à Saúde, com a inclusão de equipes de saúde bucal na Estratégia de Saúde da Família;
A primeira fase do QualisAPS é denominada Plano de Ação para Qualidade e consiste na elaboração, pactuação e execução de plano para a melhoria da qualidade, com base na última avaliação realizada.
Certo
Errado
Considerando a Portaria nº 99, de 7 de fevereiro de 2020, como deve ficar a vinculação das Equipes de Saúde Bucal?
Devem ser desvinculadas de outras estratégias de atenção primária e gerar um número de Identificação Nacional de Equipes (INE) específico para as equipes 71 - eSB.
Devem estar vinculadas ao Programa Saúde na Hora - USF com 75 horas com saúde bucal.
Precisam fazer a adesão ao PMAQ para garantir o vínculo e os incentivos governamentais às ações desenvolvidas.
Devem estar vinculadas à Equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Primária (72 - eNASF-AB).
Devem estar vinculadas à Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena (08 - EMSI) para garantir a inclusão social dessa parcela da população.