

Seu próximo nível começa aqui
Com a Assinatura Ilimitada, você tem tudo que precisa para sua aprovação.
Com a Assinatura Ilimitada, você combina prática, teoria e método em uma única assinatura com tudo que você precisa para sua aprovação.
Se, no dente 27, for diagnosticada uma lesão de cárie de profundidade média, o profissional deverá optar pelo tratamento restaurador atraumático, que consiste na remoção do tecido cariado sem anestesia e com brocas de diâmetro aumentado, em baixa rotação, cerca de 5.000 rpm, já que agride menos a superfície do dente e possibilita a realização de uma restauração adequada com ionômero de vidro reforçado.
Certo
Errado
O tratamento restaurador atraumático- TRA é uma estratégia de tratamento apropriado de lesões cariosas iniciais, integrada a programas educativo-preventivos, em populações com acesso restrito a serviços tradicionais. Utilizando técnicas menos invasivas - preparo cavitário feito sem anestesia, remoção do tecido cariado amolecido e desorganizado com instrumentos manuais e não motores e selamento da cavidade com cimentos ionoméricos. Por não necessitar de equipamentos, é utilizada em atendimento extra-clínico, incluindo usuários acamados, institucionalizados, escolares, dentre outros. Pode ainda ser indicada de forma universalizada em dentes _____________, com monitoramento.
Assinale a alternativa que preencha a lacuna do texto, corretamente:
Permanentes com exposição pulpar.
Decíduos com exposição pulpar.
Permanentes com necrose pulpar inicial.
Decíduos vitais.
Permanentes vitais.
O Tratamento Restaurador Atraumático (TRA) foi introduzido na década de 1980 por Jo E. Frencken, como parte de um programa de saúde bucal na Tanzânia (NUNES et al., 2003). Em 1994, esse método foi recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para programas de saúde pública. O material restaurador utilizado deve ter propriedades adesivas e de liberação de fluoretos. O material recomendado para esse procedimento é:
Cimento de ionômero de vidro.
Cimento de hidróxido de cálcio.
Resina composta.
Resina acrílica.
Amálgama fluoretado.
O Tratamento Restaurador Atraumático (ART) é uma abordagem que se enquadra na proposta da Odontologia de Mínima Intervenção, cujo conceito está baseado na máxima preservação da estrutura dentária, e atua tanto na prevenção da cárie dentária quanto na paralisação da progressão da lesão. O cimento de ionômero de vidro é o material de escolha quando o assunto são restaurações atraumáticas. Após realizar a restauração, sua camada superficial pode se tornar rugosa, levando à perda da integridade da restauração e à erosão do material. Segundo alguns autores, devemos realizar a proteção superficial do cimento de ionômero de vidro para evitar perda ou ganho excessivo de umidade e o desgaste do material, e dois materiais obtiveram melhores resultados. Assinale a alternativa correta a respeito de quais são eles.
Flúor fosfato acidulado e vaselina líquida
Vaselina sólida e flúor fosfato acidulado
Vaselina líquida e esmalte incolor
Vaselina sólida e esmalte incolor
Em relação ao Tratamento Restaurador Atraumático realizado em odontopediatria, é correto afirmar que
necessita de brocas de baixa rotação.
requer o uso de anestesia em casos de cavidades profundas.
tem-se, por meio dele, a adequação do meio bucal.
é executado com isolamento relativo e/ou absoluto.
é eleito para cavidades médias e extensas com risco de exposição pulpar.
Com relação ao Tratamento Restaurador Atraumático (ART), assinale a opção CORRETA.
O primeiro passo do procedimento é realizar uma radiografia periapical dos dentes acometidos.
É indicado para pacientes acamados e que não teriam condições de ir a consultórios odontológicos, por causa do estágio de sua doença.
Está indicado em caso de lesões cariosas profundas, em dentina de dentes com alteração pulpar reversível e irreversível, sendo contraindicado quando sinais clínicos de necrose pulpar forem detectados.
É necessário remover toda a dentina cariada para que a técnica de ART funcione adequadamente.
Acerca do tratamento restaurador atraumático, é correto afirmar que
é indicado apenas para dentes decíduos.
está contraindicado se a lesão de cárie não for acessível com o uso dos instrumentos manuais ou se houver história de sintomatologia dolorosa ou mesmo presença de fístula, abscesso ou mobilidade dental.
quando a cárie atinge a dentina, está contraindicado o uso de ionômero de vidro como material restaurador devido ao coeficiente de expansão térmica linear.
consiste na reparação do dano quando há cárie ativa e presença de cavidade, não envolvendo ações de prevenção e promoção de saúde.
O tratamento restaurador atraumático (ART) é contraindicado em casos de abscessos e fístulas.
Certo
Errado
O tratamento restaurador atraumático é entendido como uma abordagem minimamente invasiva que compreende medidas preventivas, terapêuticas e restauradoras em relação à cárie dental e no controle dessa doença, inclusive no atendimento a pacientes especiais. Qual material restaurador mais indicado para ART?
Resina composta.
IRM.
Cimento de Óxido de zinco e eugenol.
Amálgama.
Ionômero de vidro.
Marque a alternativa CORRETA que indica, respectivamente, o material odontológico restaurador utilizado na técnica de Tratamento Restaurador Atraumático (ART) e sua propriedade.
Amálgama, que resiste às forças mastigatórias.
Verniz, que libera flúor.
Cimento de ionômero de vidro, que libera flúor.
Resina composta, por causa da estética.
Para a realização de restaurações por meio do tratamento restaurador atraumático (ART), o preparo cavitário é obtido sem a utilização de instrumentos rotatório e sem anestesia. Em regiões do dente onde a abertura da cavidade não permite a passagem de instrumental manual como a cureta para atuação sobre a dentina, a camada de esmalte socavado deve ser rompida e removida para proporcionar o acesso adequado. Para a remoção do esmalte em questão, os instrumentais que podem ser utilizados são:
as colheres de dentina ou enxadas.
as enxadas ou recortadores de bordo.
os recortadores de margem gengival ou machados.
os cinzéis ou enxadas.
as lâminas de bisturi nº 12 ou machados.
Assinale a alternativa que apresenta informação correta em relação à técnica original de tratamento restaurador atraumático (TRA).
Nas lesões ativas profundas, que atingem o terço interno da espessura da dentina, o TRA é uma importante terapia indireta, que evita a exposição pulpar e a consequente necessidade de procedimentos mais invasivos como capeamento direto e pulpotomia.
Refere-se à técnica restauradora empregada em lesões dentinárias, que dispensa o uso de anestesia e o isolamento relativo do campo operatório.
Em lesões profundas, ou seja, que atingem o terço interno da espessura da dentina, faz-se com cureta a remoção do tecido dentinário resistente, em lascas ou escamas.
É realizada com a utilização de instrumentos manuais ou rotatórios, retirando-se todo o tecido infectado e afetado.
É uma abordagem de mínima intervenção que procura preservar o máximo de estrutura dentária e emprega materiais adesivos nas restaurações, rotineiramente as resinas compostas fotopolimerizáveis.
Em pacientes infantis com comportamento que dificulte a realização de procedimentos restauradores, uma ótima opção para dentes com lesões de cárie ativas e cavitadas, sem sintomatologia dolorosa, é a utilização do Tratamento Restaurador Atraumático. Isso posto, assinale a alternativa correta em relação ao manuseio do material restaurador indicado para essa terapia:
O material deverá ser manipulado numa proporção de uma porção de pó para uma de líquido.
O material deverá ser manipulado numa proporção de duas porções de pó para uma de líquido.
O material deverá ser manipulado numa proporção de uma porção de pó para duas de líquido.
O condicionamento da cavidade dentária deverá ser feito com ácido fosfórico a 10%.
O condicionamento da cavidade dentária deverá ser feito com ácido poliacrílico a 1%.
O Tratamento Restaurador Atraumático (ART) foi criado na Tanzânia nos anos 1980. Desde a sua criação até a atualidade, ocorreram vários avanços tanto em relação ao material utilizado quanto em relação aos instrumentos e à técnica restauradora. Sobre o ART, assinale a alternativa INCORRETA.
O ART, atualmente, é entendido como uma abordagem minimamente invasiva que compreende medidas preventivas em relação à cárie dental e no controle dessa doença.
No preparo do dente para as restaurações de ART de Classe II, é recomendável confeccionar retenções adicionais nas paredes vestibular e lingual para evitar o deslocamento da restauração.
Os selantes de ART, apesar de vantajosos em várias situações, apresentam desempenho clínico inferior aos selantes resinosos.
As restaurações de ART de Classe I apresentam desempenho similar às restaurações de amálgama.
Para realizar o ART, deve-se verificar se a embocadura da cavidade possui largura suficiente para a penetração do escavador e sua movimentação livremente. Se a abertura não for suficiente, pode-se utilizar um instrumento denominado opener para alargar a entrada.
O Tratamento Restaurador Atraumático (Atraumatic Restorative Treatment), atualmente, é entendido como uma abordagem minimamente invasiva que compreende medidas preventivas, terapêuticas e restauradoras em relação à cárie dental e no controle dessa doença, inclusive no atendimento a pacientes especiais. O material preconizado pelos idealizadores da técnica foi o
cimento de silicato.
cimento de óxido de zinco e eugenol.
cimento de ionômero de vidro.
cimento de óxido de zinco e eugenol reforçado.
cimento de ionômero de vidro reforçado com partículas metálicas.
A respeito do tratamento restaurador atraumático (ART), julgue os seguintes itens, assinalado (V) ou (F) nos parênteses conforme a afirmativa seja verdadeira ou falsa.
(____) O ART preconiza a remoção seletiva de cárie, ou seja, a remoção de tecido cariado desmineralizado amolecido e totalmente desmineralizado.
(____) O ART constitui um método terapêutico restaurador não definitivo, de mínima intervenção, considerado uma proposta de tratamento associada à promoção de saúde.
(____) Em alguns casos clínicos, tanto no ART como nas intervenções minimamente invasivas, instrumentos rotatórios são utilizados para reduzir o tempo de trabalho e causar menos estresse e ansiedade nos pacientes.
(____) A técnica do ART oferece a possibilidade de uma abordagem mais conservadora com um tecido passível de remineralização.
(____) Durante a fase restauradora, o cimento de ionômero de vidro convencional é o material tradicionalmente utilizado.
V – F – F – V – V
V – V – F – V – F
V – V – F – V – V
V – V – F – F – V
F – F – F – V – V
A técnica de tratamento restaurador atraumático ganhou importância na promoção de saúde bucal, principalmente em crianças. Assinale a alternativa que NÃO está de acordo com essa técnica:
Isolamento relativo do campo operatório com rolos de algodão.
Remoção da dentina infectada.
Inserção do material restaurador na cavidade.
Após a perda do brilho da superfície do material restaurador, faz-se a compressão digital por 35 minutos.
O Tratamento Restaurador Atraumático (ART) é uma técnica baseada no conceito de mínima intervenção e máxima preservação das estruturas dentárias. Pode ser considerado uma importante estratégia de controle da doença cárie, capaz de contribuir para a melhoria do acesso aos serviços odontológicos. Quanto à técnica, assinale a alternativa incorreta.
O material de escolha para selamento da cavidade após realizada a técnica é o cimento de ionômero de vidro
O uso de anestesia faz parte da técnica ART para cavidades profundas
A remoção do tecido cariado deve ser realizada com instrumentação manual
O isolamento absoluto não é utilizado nesta técnica
Aplicação da técnica possível em locais desprovidos de equipamentos odontológicos convencionais
O tratamento restaurador atraumático (TRA) é uma técnica que utiliza instrumentos manuais para a remoção do tecido cariado, minimizando, assim, o uso de instrumentos geradores de aerossóis como alta e baixa rotação. Pode ser realizado no consultório odontológico ou em outro espaço que proporcione sua realização, como em escolas.
Certo
Errado
Alguns casos na prática odontológica, faz-se necessário aplicar a técnica restauradora atraumática. São materiais utilizados na execução dessa técnica, exceto:
cimento de ionômero de vidro.
pontas diamantadas.
colher de dentina
espátula de inserção