

Seu próximo nível começa aqui
Seu desenvolvimento não pode ter limites. Garanta sua Assinatura Ilimitada e libere uma preparação completa com os melhores professores do Brasil.
Segundo VALENTE (2003), sobre a classificação geral da cirurgia, é incorreto afirmar que:
Cirurgia asséptica é a cirurgia realizada em campo não-séptico, o mais estéril possível. Para tanto são utilizados os meios e métodos de desinfecção. São exemplos: cirurgias eletivas em geral, extirpação de glândulas salivares, frenectomias.
Cirurgia operatória é realizada com finalidade de eliminar uma afecção qualquer, levada a efeito após preparo prévio do paciente, com diagnóstico e plano de tratamento determinados e bem definidos. É uma cirurgia eletiva onde há urgência. São exemplos: exérese de incluso, ritidoplastia, frenectomia.
Cirurgia conservadora é a cirurgia realizada da forma menos agressiva possível, com diminutas ou ausentes sequelas, conservando-se ao máximo a normalidade da morfologia e fisiologia e respeitando a anatomia da região. São exemplos: exérese de papiloma, marsupialização cística, apicetomia.
Cirurgia mutiladora é a cirurgia realizada de forma radical, determinando perda de segmentos, de tecidos ou de órgãos. Geralmente exige uma complementação reparadora.